• Click aqui

    Acreditem : Duas cidades de Búzios em uma só. O lado do abandono.

    De um lado uma rua com toda a assistência da prefeitura no bairro Geribá. Do outro lado, na Praia da Rasa, onde a maioria das pessoas não passa, sem assistência . 


    Tristeza e  abandono. É o que sentem os moradores “nativos” de Búzios., como costumam dizer. A cidade que é cenário de novela, para estes moradores as melhorias ficam apenas no imaginário . A foto acima mostra duas realidades na cidade, a rua asfaltada fica no bairro de Geribá, onde famosos visitam, revistas estampam em suas capas a belíssima natureza e onde as pousadas recebem seus visitantes. Mas para receber estes visitantes, muitos trabalhadores destas pousadas e hotéis de Búzios vivem em ruas como  esta sem asfalto. A que destacamos  é a Rua 7 do bairro Praia da Rasa. Alguns podem até pensar assim : “foi buscar esta imagem no meio do mato” , um grande engano. Esta rua fica perto do Posto Marina, há cerca de 5 minutos do Pórtico de Búzios. Para seu Tico, morador há mais 40 anos, um completo descaso. “Na minha rua, esta turma que está aí faz 3 anos que não aparece aqui. Parece que a gente não existe. Fazem inauguração de casas que foram reformadas, praças que já existiam e obras pra empresário ver. Tem que procurar o morador que construiu esta cidade  e que ainda dá o suor do seu rosto por ela.” Declarou olhando a via que só recebeu meio fio com um monte de lixo no local.

    Em 2015 o município arrecadou mais de 190 milhões de reais mas ainda tem comunidades onde o poder público não alcançou e ficou apenas nas promessas.  A impressão que se tem é que existem duas cidades em uma só. Com bairros onde se passam os visitantes, os empresários e o bairro onde se vive os menos favorecidos. 
    “Temos dificuldade em tudo aqui. Quando precisamos de alguma assistência temos que nos deslocar até a Rua da Usina. Porque não colocam aqui uma secretaria onde possamos fazer as nossas reivindicações.  Não temos asfalto, iluminação, quando chove é um lameiro só. Somos invisíveis pra eles, enquanto se reinaugura pista de aeroporto pra empresário. Sei que eles estão trazendo dinheiro, mas o dinheiro que chega não nos alcança em forma de benefícios ou condições melhores para viver. Tem que investir no alicerce para depois subir a casa, então se investe no pequeno e depois se alcança os que estão lá em cima”. Disse seu Jorge Macedo, morador da Rua Robertina, na Rasa, outra rua que fica próximo a entrada do bairro.  Com uma criança no colo se despediu dizendo: "Pode não parecer pra eles, mas também sou de Búzios".

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia