• Click aqui

    Universidade de Harvard promove Conferência sobre o racismo e ódio na Internet, no Rio.


    A conferência é promovida pelo Berkman Center, da Harvard University, e pela Plataforma VoJo Brasil. Conta com a parceria do Instituto Mídia Étnica, da Fundação Ford, do ECO-UFRJ, do ITS-Rio, da Superintendência de Igualdade Racial do RJ e dos portais de notícias 1Papo Reto e Black Pages Brazil. A conferência pretende levantar questões relacionadas ao aumento exponencial dos casos de racismo nas plataformas digitais e apresentar exemplos positivos do uso da Internet para o empoderamento dos cidadãos. De acordo um dos organizadores do evento, Paulo Rogério Nunes, pesquisador afiliado ao Berkman Center, no Brasil, o racismo tem cada vez mais ganhado espaço nos meios digitais. “As redes sociais estão se convertendo em um território fértil para o racismo, a intolerância e a propagação do ódio. Uma pena, pois se trata de um espaço democrático e que poderia ser mais usado para disseminar cultura, trocas de conhecimento e contribuir para a redução das desigualdades”, analisa Paulo Rogério. O seminário vai reunir pesquisadores, líderes empresariais e ativistas envolvidos neste debate. “A ideia é comparar o que está sendo feito nos Estados Unidos e na Colômbia e buscar alternativas para fortalecer as iniciativas positivas que promovam a igualdade e o diálogo construtivo nas redes digitais”, informa Niousha Roshani, também pesquisadora vinculada ao centro Berkman.

    Paulo Rogério Nunes é formado em Comunicação Social, consultor em projetos de inclusão social e especialista em Novas Mídias pela Universidade de Maryland, nos Estados Unidos. Além disso, é um empreendedor social da Ashoka e um dos cofundadores do Instituto Mídia Étnica e do portal Correio Nagô, site focado na cobertura de temas ligados à comunidade afro-brasileira. É o representante no Brasil da tecnologia VOJO, desenvolvida no MIT Media Lab. Atualmente é pesquisador afiliado ao Berkman Center da Universidade Harvard onde estuda o tema do discurso de ódio nas redes digitais, com foco no racismo digital.

    Antropóloga e consultora em direitos humanos, especialmente em temas ligados à infância e juventude em regiões afetadas por conflitos. Como membro do Centro Berkman, ela investiga o discurso da mídia em relação aos jovens de ascendência africana na Colômbia e no Brasil, a partir de uma perspectiva política, social e econômica. Atua como diretoraexecutiva da Fundação Nukanti for Children uma ONG dedicada ao engajamento, educação e empoderamento de jovens . OBJETIVOS DO EVENTO: - Examinar e discutir a dinâmica do discurso de ódio direcionados às populações afrodescendentes, em especial da América Latina - Identificar iniciativas de combate ao racismo digital existentes na sociedade civil, bem como no setores público e no privado. - Mapear líderes, makers e conectores que querem juntar-se em rede para trocar experiências globais de enfrentamento do racismo e do discurso de ódio TEMAS A SEREM DISCUTIDOS NO EVENTO: - O que é o discurso do ódio digital? - Casos do discurso de ódio digital e racismo - Exemplos de contra-narrativa ao discurso de ódio 
    https://cyber.law.harvard.edu/people/nroshani 

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia