• Click aqui

    Saúde de Arraial do Cabo realiza palestra

    A Secretaria de Saúde de Arraial do Cabo realizou nesta segunda-feira, 04, na Unidade de Saúde da Família de Sabiá, no distrito de Figueira, uma palestra informativa para os pacientes cadastrados.  O encontro solicitado pela Associação de Moradores do bairro e pelo Conselho Municipal de Saúde teve como objetivo informar à população o que é e como funciona uma Estratégia da Saúde da Família.

    A palestra foi ministrada pelo enfermeiro chefe da unidade, Rafael Paz,  que iniciou a palestra falando sobre Atenção Básica e a importância da participação da população.  Rafael explicou: “É a porta de entrada dos usuários do Sistema Único de Saúde - SUS”.  O enfermeiro enfatizou que a lei garante ao cidadão o atendimento universal, acessível e humanizado.

    Ao falar sobre a Estratégia de Saúde da Família, Rafael lembrou que compete a cada unidade a promoção e prevenção da saúde. Ele informou também que cada unidade é composta por uma equipe de saúde básica, agentes de saúde, enfermeiro, técnico de enfermagem e um médico de família ou generalista, conforme a portaria N° 2.488, de 21 de outubro de 2011.

    “O nosso município está muitos passos à frente das outras cidades brasileiras, pois oferece consultas com médicos especialistas como pediatras, ginecologistas, cardiologistas e ortopedistas, a fim de beneficiar a população e fazer com que ela não precise se deslocar até o hospital”, destacou Rafael.

    Ao finalizar, o palestrante destacou os serviços oferecidos pela Unidade de Saúde do Sabiá: pré-natal, exame preventivo consulta ginecológica, consulta clinica, consulta de enfermagem, consulta de hiperdia (Hipertensos e diabéticos), curativos diários, puericultura, visita domiciliar com agentes comunitários de saúde, enfermeiro e médico, quando necessário, imunização (vacinas), teste do pezinho, administração de medicamentos, atividades educativas, Programa de tabagismo, teste rápido de HIV, sifilis, e hepatite B e fisioterapia.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia