• Click aqui

    Hospital psiquiátrico de Rio Bonito fecha as portas após ação na Justiça.

    Foto : FOLHA DE SÃO PAULO -  Hospital Colônia de Rio Bonito.

    O Hospital Colônia de Rio Bonito (RJ) fechou as portas oficialmente na terça-feira (12). O encerramento das atividades ocorreu devido a uma ação civil pública ajuizada pelo MPRJ e pelo MPF em 2011 denunciando má gestão. O hospital é administrado pela Prefeitura, que ainda não se pronunciou.
    Em fevereiro de 2016, os últimos 54 internos foram transferidos para seus municípios de origem, onde foram acolhidos e tratados nos serviços no locais, como os CAPS. A unidade acolhia desde dependentes químicos até pessoas com graves distúrbios psicólogicos.
    Segundo o Ministério Público Estadual, o hospital estava em situação de abandono e má gestão. Em investigação conjunta com o MPF, o MPRJ afirma ter constatado diversas irregularidades como enfermarias em condições precárias, pacientes vagando pelas instalações sem assistência, instalações sujas e precárias.

    De acordo com o MPRJ, a ação pretendeu cumprir a Lei 10.216/01, que implantou a reforma psiquiátrica na saúde pública por meio da política antimanicomial criada para acabar com o modelo asilar/carcerário, que violava direitos humanos básicos dos internos.

    A política foi substituída pela assistência extra-hospitalar que prioriza o atendimento pelos CAPS comunitários, as residências terapêuticas e a inserção plena do paciente na família.
    A reportagem do G1 entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Rio Bonito e aguarda um posicionamento sobre a situação da unidade.
    Fonte G1.com

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia