• Click aqui

    Represa é aberta sem aviso e águas invadem fazendas em Cabo Frio.

    Fotos tiradas de um Drone. A fazenda submersa.

    Comportas abertas .


    Rios invadiram fazendas .



    Nos últimos dias recebemos muitas informações sobre pessoas que perderam tudo nas enchentes dos municípios de Araruama, Silva Jardim, Maricá e Saquarema. Muitas campanhas foram feitas e estamos na torcida pelo pronto restabelecimento de todos. Mas existe uma realidade que poucos conhecem. Na divisa de Cabo Frio com estes municípios, onde existem rios que cortam estas cidades, muitas fazendas estão sofrendo com a liberação das águas por parte da represa de Jurtunaíba. a represa foi aberta para aliviar a enchente naquelas cidades, mas criou um grande problema do outro lado da divisa. Uma leitora do blog nos enviou o seguinte questionamento que queremos compartilhar com você : 

    "A região agrícola de Cabo Frio sofreu recentemente uma perda muito grande.

    Isto se deu em função das comportas da represa de Juturnaíba terem sido abertas de maneira imediata. Com isto, o volume de água do Rio São João elevou-se drasticamente, causando transbordamento do mesmo para as propriedades vizinhas que o margeiam.

    Como podemos observar através de fotos anexas, diversos produtores agrícolas da região foram totalmente prejudicados, apresentando neste momento perdas irreparáveis em suas atividades.

    Em nenhum momento houve um pronunciamento por parte da represa a fim de comunicar aos produtores vizinhos que tal atitude seria realizada. 
    Procedimento este que demonstra total descontrole no monitoramento dos níveis de água da mesma e muito menos preocupação com os reflexos que isto pode causar a suas adjacências.

    E agora, quem vai pagar esta conta???" 

    A nossa equipe tentou, mas sem sucesso, um contato com a Represa de Jurtunaíba para falar sobre o assunto. 
    As fazendas citadas são produtoras de frutas, verduras, criação de gado e cana de açúcar que sofreram grandes perdas e neste momento querem pelo menos uma explicação da atitude tomada pela responsável .

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia