• Click aqui

    Cabo Frio promove Encontro das Folias de Reis


    Evento reúne os quatros grupos contemplados pelo PROEDI

    A Secretaria Municipal de Cultura de Cabo Frio promove nesta quarta-feira (6/1) a tradicional Folia de Reis, a partir das 20h, em frente ao Convento Nossa Senhora dos Anjos, no Largo Santo Antônio.
     
    O encontro terá abertura com o "Reis de Bois", manifestação popular a cargo de Moisés Senos; seguida da apresentação das folias "Estrela Guia", do bairro Manoel Corrêa; "Folia de Reis de São Cristovão", do bairro São Cristovão; e "Estrela D`Alva", do bairro Praia do Siqueira. O evento reúne os quatros grupos contemplados pelo PROEDI.
     
    Segundo o secretario de Cultura de Cabo Frio, José Facury, as reminiscências culturais de Cabo Frio estão sendo resgatadas e preservadas com o incentivo do PROEDI.

    - Desde o inicio da gestão estamos premiando as Folias de Reis da cidade, haja visto sua importância enquanto resistência, tradição e expressão popular. Agora, a presença do público ao assisti-la é de vital importância para sua continuidade,- disse facury.

    Facury falou ainda sobre a importância do PROEDI para as manifestações culturais da cidade.

    - Sem duvidas. Já foram 18 ações premiadas que é a novidade implantada por esta gestão dentro do programa. Além das 53 que venceram o edital, se destacando nas duas edições dentre mais de quatrocentos concorrentes - explicou.

    Folia de Reis, uma tradição secular
    Folia de Reis, Reisado, ou Festa de Santos Reis é uma manifestação cultural religiosa festiva e classificada, no Brasil como folclore; praticada pelos adeptos e simpatizantes do catolicismo, no intuito de rememorar a atitude dos Três Reis Magos — que partiram em uma jornada à procura do esconderijo do Prometido Messias (O Menino Jesus Cristo) — para prestar-lhe homenagens e dar-lhe presentes.

    Fixado o nascimento de Jesus Cristo a 25 de dezembro, adotou-se a data da visitação dos Três Reis Magos como sendo o dia 6 de janeiro. Na cultura tradicional brasileira, os festejos de Natal eram comemorados por grupos que visitavam as casas, tocando músicas alegres em louvor aos "Santos Reis" e ao nascimento de Cristo; essas manifestações festivas estendiam-se até a data consagrada aos Três Reis Magos, 6 de janeiro. Trata-se de uma tradição vinda da Espanha que ganhou força especialmente no século XIX e que mantém-se viva em muitas regiões do País.

    Em Cabo Frio apresentações contam com o apoio da Auto Viação Salineira para o transporte dos manifestantes culturais das folias.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia