• Click aqui

    Saúde de Arraial do Cabo faz mutirão contra a Dengue, Chicungunya e Zika Virus

    A Secretaria de Saúde de Arraial do Cabo iniciou o mutirão de combate ao mosquito da Dengue, o Aedes Aegypti, nesta quarta-feira, 09, no bairro Sítio. Os trabalhos continuarão nesta quinta-feira, 10, em Figueira e no bairro Caiçara, na sexta-feira, 11. Cerca de 20 pessoas entre agentes de endemia e agentes comunitários trabalham em campo, no combate ao mosquito, que teve a intensificação devido a transmissão do zika vírus e do chicungunya.

    De acordo com a Secretaria de Saúde, foram registrados em Arraial do Cabo, neste ano, 21 casos clínicoepidemiológicos (não laboratoriais) de zika vírus e 35 de dengue. Não houve registros de chicungunya. A ação conta com a aplicação de larvicidas, busca e identificação dos focos. O grupo realiza também concomitantemente, uma campanha educativa através da distribuição de panfletos educativos.

    Segundo o chefe do Departamento Municipal de Vigilância em Saúde, Alberto Favilla, o objetivo é fazer com que todos os bairros da cidade recebam o mutirão. “A participação dos munícipes é fundamental para o sucesso de qualquer campanha de combate ao vetor transmissor da dengue, zika vírus e chicungunya,” alertou Favilla.

    Para o Ministério da Saúde, o teste é a única forma de identificar se o paciente contraiu dengue, chikungunya ou zika. Todas as equipes das Estratégias de Saúde da Família, Coordenação de Atenção Básica, Coordenação de Saúde da Mulher, Saúde do Idoso, Supervisão de enfermagem e Vigilância em Saúde estão orientadas a notificar imediatamente os casos suspeitos das doenças. Os principais sintomas são: febre, dores nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia