• Click aqui

    Estudo da Fiocruz apresenta dados sobre mudanças climáticas no Espírito Santo.

    População do Espírito Santo terá que lidar com aumento no número de dias secos
    O Espírito Santo poderá apresentar uma significativa diminuição no volume de chuvas, sendo que na maioria dos  municípios  a redução  deverá ser superior a 20%. Este dado será apresentado no Seminário Indicadores de Vulnerabilidade ao Clima, evento que será realizado no dia 26 de novembro, às 9h, no Hotel Golden Tulip Porto Vitória.
    Este é um dos resultados dos estudos realizados no âmbito do projetoVulnerabilidade à Mudança do Climadesenvolvido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A proposta da iniciativa é avaliar os riscos gerados pelo aquecimento global às populações nas cinco regiões do país e criar uma ferramenta, um software, para mensurar a vulnerabilidade humana às mudanças do clima, conforme cada município.
    Outra informação inédita sobre as alterações climáticas no Espírito Santo diz respeito ao aumento no percentual do número máximo de dias secos consecutivos no ano. Este índice, chamado de CDD, cresceu em todos os municípios capixabas. Cidades como Vila Pavão, São Roque do Canaã, São Domingos do Norte, Pancas, Marilândia, Governador Lindenberg e Conceição da Barra apresentaram um crescimento em mais de 50% no índice dos períodos sem chuva, segundo as projeções climáticas desenvolvidas.
    Para a realização dessas pesquisas são consideradas informações de cada município referentes à preservação ambiental, a dados sobre a população, como saúde e condições socioeconômicas e a ocorrência de fenômenos extremos, a exemplo de tempestades e doenças relacionadas ao clima, entre elas, a dengue e malária. Por meio do cruzamento e análise dessas informações, é possível calcular o Índice Municipal de Vulnerabilidade aos Impactos de Mudança Climática.
    O coordenador do projeto e pesquisador do Centro de Pesquisas René Rachou (CPqRR/Fiocruz Minas), Ulisses Confalonieri, aponta que os dados inéditos desse trabalho contribuirão de forma efetiva para os estados e os municípios brasileiros. “O Índice Municipal de Vulnerabilidade aos Impactos de Mudança Climática apresenta fatores que também dialogam com as áreas da saúde, socioeconômica e ambiental. Essas informações servirão para orientar a formulação e a aplicação de políticas públicas de proteção social, por meio da identificação de populações e territórios mais vulneráveis e os setores que mais contribuem para esta vulnerabilidade”, ressalta.
    Além da divulgação de dados inéditos sobre as alterações climáticas no Espírito Santo, durante o evento serão feitas apresentações sobre o Plano Nacional de Adaptação à Mudança do Clima e debates sobre as mudanças do clima do país e  questões relativas à vulnerabilidade das populações. O seminário também visa promover o diálogo e a aprendizagem sobre temáticas socioambientais no estado e disseminar a metodologia do projeto e a sua importância para a gestão municipal e estadual. O evento é voltado para representantes das secretarias estaduais e municipais de saúde e meio ambiente, universidades, defesa civil, instituições que atuam na área de recursos hídricos e social e equipe do MMA e Fiocruz.
    O seminário é uma das ações estratégicas do projeto Vulnerabilidade à Mudança do Clima,  desenvolvido pelo MMA, por meio da Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental e do Departamento de Licenciamento e Avaliação Ambiental (DLAA) e pela Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS - Fiocruz), com a execução do Centro de Pesquisas René Rachou (CPqRR – Fiocruz Minas) e participação de pesquisadores da Escola Nacional de Saúde Pública e do Instituto Oswaldo Cruz.

    Serviço

    O quê: 
    Seminário Indicadores de Vulnerabilidade ao Clima

    Quando: dia 26 de novembro (quinta-feira)
    Horário: 9 às 16h
    Onde: Hotel Golden Tulip Porto Vitória (Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, 635, Enseada do Suá – Vitória)
    Mais informações: (31) 3349-7863 / (31) 99353-6974 – Reginaldo Alves – Jornalista do projeto Vulnerabilidade à Mudança do Clima

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia