• Click aqui

    Defesa Civil realiza avaliação e fará projeto de prevenção, em Cabo Frio.

    Uma das ruas do bairro Parque Burle, em Cabo Frio. 

    Árvore caiu sobre o posto de saúde no bairro Tangará, em Cabo Frio. 

    Pedras rolaram na encosta em frente ao Dormitório das Garças, em Cabo Frio.

    A prefeitura de Cabo Frio ainda está  realizando uma avaliação sobre as áreas que sofreram com os 60 ml de chuvas  que caíram sobre a cidade no último sábado . A Defesa Civil visitou vários bairros e pode conferir os estragos. “ É necessário que se reforce a orientação aos moradores com relação aos materiais de construção sobre as calçadas. A maior causa do entupimento dos ralos e bueiros foi o acumulo de lixo e areia de materiais de construção, mas claro que não podemos ignorar o fato de estarmos num período de maré alta próximo ao horário da chuva . Como estamos numa posição ao nível do mar, quando a maré fica cheia a situação se complica .  No Sábado tivemos pedras que se soltaram da encosta em frente ao dormitório das garças, onde interrompemos a passagem pela calçada e na pista também, alagamentos em vários bairros. No Tangará, uma árvore caiu sobre o posto de saúde e cerca de 10 famílias tiveram suas casas invadidas pelas águas e muitas coisas foram perdidas .Estas informações foram passadas para a Secretaria de Assistência Social para que possam entrar em contato levando recursos . Neste caso até mesmo a Secretaria de Obras pode ser acionada para ajudar na reconstrução de algo.” Declarou Márcio Sorren, Coordenador da Defesa Civil de Cabo Frio.
    A prefeitura ainda não colheu as informações da situação dos moradores do segundo distrito de Cabo Frio. O número reduzido de funcionários causa esta deficiência, obrigando que a atenção inicial seja dada aqui nas área da periferia . Mas ainda esta semana será feito uma vistoria com engenheiros na área de Tamoios.  Ainda no Porto do Carro  uma casa será vistoriada com mais atenção e na Avenida Julia Kubistcheck  um prédio que teve um muro que cedeu por causa do solo encharcado  também receberá atenção do poder público.
    A defesa civil planeja o desenvolvimento de um projeto para moradores onde recebam a orientações para agirem em situações semelhantes a estas .
    O município, após realizar esta avaliação, vai realizar projetos para obras de prevenção buscando recursos do governo federal . “ Existe um fundo federal com 18 bilhões de reais, onde apenas 2 bilhões foram liberados em 2015 para os municípios,  para serem usados em obras de prevenção. Esses recursos são liberados após a criação de um estudo e a  aprovação de projetos apresentados pelos municípios. Estes recursos irão ajudar a muitas famílias.” Disse Márcio falando a respeito da Lei 12983/2014 (Lei 12983/2014 altera a Lei 12340/2010 sobre  para dispor sobre as Transferências de Recursos da União aos órgãos e entidades dos Estados, Distrito Federal e Municípios para execução de ações de prevenção em áreas de risco e de resposta e recuperação em áreas atingidas por desastres e sobre o Fundo Nacional para Calamidades Públicas, Proteção e Defesa Civil.)

    Quem também foi visto pelas ruas de Cabo Frio, em meio temporal, auxiliando a Secretaria de Obras da cidade foi o vereador Paulo Henrique Correa. Em uma das ruas do bairro Parque Burle, Paulo Henrique chegou a entrar e ajudar uma família que estava com água até a altura do joelho. Logo em seguida providenciou um caminhão para retirar alguns móveis da mesma família.  “Não podemos fechar os olhos numa situação como esta na cidade. Me coloco no lugar destas pessoas que vivem com dificuldades  e agora tem que enfrentar esta situação de alagamento causado pela natureza.” Disse o vereador.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia