• Click aqui

    Confira a programação do evento Armação Literária de Búzios

    Até o dia a 10 de outubro o balneário mais charmoso da região estará vivendo dias de pura literatura.

    O evento ‘Armação Literária de Búzios’, que começou no dia 05,  está ocupando seis escolas do município e está contando com a participação de mais de 900 alunos, de três a dezoito anos, através do ‘Programa Magia de Ler’, que incentiva a leitura de forma lúdica.

    Na sexta e no sábado (dias 9 e 10), a Praça Santos Dumont será a sede oficial, com exposição de literatura de cordel, bate-papo com os autores (entre eles o cartunista Ziraldo que criou a arte do evento), contação de histórias, saraus de poesia e batalha de ilustradores.

    A ‘Armação Literária de Búzios’ pretende fomentar uma grande onda de leitura, aproximando autores e leitores de todas as idades para troca de ideias, experiências e emoções.


    Programação nas Escolas

    A programação da ‘Armação Literária de Búzios’ inclui a visita dos autores convidados às escolas municipais, sempre em dois horários: às 9h e às 15h. Todos estão convidados a participar:

    07/10 – A Escola Eulina de Assis Marques recebe os escritores Tino Freitas, Tiago de Melo Andrade e Rogério Andrade Barbosa;

    08/10 – A Escola Municipal Eva Maria Conceição Oliveira recebe os escritores Tino Freitas e Alessandra Roscoe. A Escola Municipal Cilea Maria Barreto recebe o escritor Tiago Melo Andrade;

    09/10 – A Escola Emígdio Gonçalves Coutinho recebe escritores Tino Freitas e Alessandra Rascoe.


    Programação da Praça Santos Dumont

    Dia 09 de outubro
    14h - O folclore, os mitos e as diferentes tradições culturais na literatura: os escritores Alex Gomes – autor do livro, “Folclore de Chuteiras” –, Naná Martins – do “Pdzeré” (conto indígena) – e Cristina Villaça – do “O Rapaz que Casou com a Sapa” – contam histórias e falam sobre a importância do resgate e da valorização da cultura popular em todas as suas manifestações.

    15h - Ingredientes do Mistério: o escritor Luis Eduardo Matta, autor da conhecida coleção “Os Caça-Mistérios”, bate um papo sobre contos de mistério na literatura juvenil.

    15h30 - Literatura Fantástica - mitos, seres e lendas: as escritoras Thais Linhares, autora de “Vovó Dragão”, e Flávia Côrtes, que escreveu “O Portal das Fadas”, falam sobre mitos, lendas e seres fantásticos na literatura para crianças e jovens.

    16h - Duelo de Ilustração: as ilustradoras Thais Linhares, Patrícia Melo, Marilia Pirillo e Cris Alhadeff fazem uma performance desenhando dragões, monstros e outros seres fantásticos.

    16h30 - Pontes de letras: a escritora e ilustradora Marilia Pirillo, autora do “A velha história do peixinho que morreu afogado”, e Andrea Viviana Taubman, autora de “O menino que tinha medo de errar”, falam da literatura como ponte para trabalhar os sentimentos e as emoções humanas.

    17h - Mesa AEI-LIJ - Lendo Literatura na Escola: com a participação de todos os autores, faremos um bate-papo sobre a importância da leitura literária na escola, com microfone aberto para perguntas e sessão de autógrafos.

    19h - Sarau de Música e Poesia da Escola Nicomedes.

    20h - Fio de Lua e Raio de Sol: Patrícia de Arias, atriz e coautora do com Roseana Murray, dramatiza o livro “Fio de Lua & Raio de Sol”, com ambientação musical de Guga Murray.

    21h -  Bate-papo e leituras poéticas com Roseana Murray. Premiada dentro e fora do Brasil, traduzida em vários idiomas, a poetisa é fundamental no cenário cultural brasileiro.


    Dia 10 de outubro
    20h - Bate-papo e sessão de autógrafos com Ziraldo: é até difícil enumerar os talentos do Ziraldo: escritor, artista gráfico, pintor, teatrólogo, jornalista... Autor de clássicos da literatura infantil como “O Menino Maluquinho” ou na vanguarda de revistas de humor, Ziraldo, que colaborou com a festa criando a logomarca oficial, conversará sobre tudo isso e mais um pouco com o público.

    22h - Mesa de bate-papo: literatura desdobrada: o alcance de um livro, tradução, roteiro, teatro, cinema e TV. Com Santiago Nazarian e Raphael Montes.



    Dias 9 e 10, na Praça Santos Dumont

    Exposição Cordel: Encantos e Histórias de J. Borges
    J. Borges é cordelista e xilogravurista de fama internacional. Seus trabalhos, que retratam nossa cultura, correram o mundo em exposições na França, Alemanha, Suíça, Itália, Venezuela e Cuba. Com mais de 200 cordéis criados, J. Borges é um dos artistas populares mais cultuados no Brasil e suas obras são adquiridas por acervos de museus e coleções particulares. Ele vive e trabalha em Bezerros, no interior de Pernambuco. Na exposição “Encantos e Histórias de J. Borges”, o público verá cordéis, xilogravuras impressas artesanalmente e várias matrizes originais da oficina do artista, talhadas na madeira.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia