• Click aqui

    QUEM TEM ENDOMETRIOSE PODE ENGRAVIDAR?


    As mulheres que se queixam de dor durante a relação sexual, cólica menstrual, dificuldade para engravidar e dor pélvica podem ter indícios de endometriose – uma doença que atinge uma em cada dez brasileiras, segundo dados divulgados pela Comissão Nacional de Endometriose da FEBRASGO.
    Segundo a Dra. Erica Mantelli (CRM-SP: 124.315), ginecologista e obstetra pós–graduada em Sexologia pela Universidade de São Paulo (USP), a endometriose costuma se manifestar em mulheres que ainda estão em idade produtiva, o que pode prejudicar a gravidez. “O endométrio consiste no tecido que reveste a parte interna do útero. A cada 28 ou 30 dias dependendo do ciclo da mulher ele é eliminado na menstruação. A endometriose ocorre quando esse tecido se desenvolve em outros órgãos como nos ovários, tubas uterinas e parte posterior do útero, podendo atingir a bexiga e intestino”, explica. As causas da endometriose ainda não são totalmente esclarecidas. Mas estudos apontam que genética, menstruação retrógrada e crescimento de células embrionárias podem interferir no surgimento da doença. “O histórico familiar da mulher também pode ser decisivo, pois a mulher que tem mãe ou irmã com a doença tem mais chances de desenvolver a endometriose”, alerta a ginecologista.A cólica intensa é o primeiro sinal de endometriose. “Muitas vezes a mulher ignora a dor e acredita que é normal sentir dores durantes o período menstrual. O ideal é consultar o ginecologista para tirar dúvidas e realizar exames para confirmar se há presença de endometriose ou não”, recomenda a médica.Por que a endometriose prejudica a fertilidade? A doença pode interferir na fertilidade por dois motivos. “O endométrio pode começar a crescer nas tubas e ovários, provocando uma inflamação que desencadeia alterações que interferem na anatomia e funcionamento das tubas”, ressalta Dra.Erica.As células inflamatórias também podem prejudicar a qualidade do óvulo e do espermatozóide.
    Vale ressaltar que as mulheres que tem endometriose podem apresentar uma dificuldade para engravidar. A doença não é um fator que impede a mulher ser mãe. “A própria gestação pode melhorar o quadro da endometriose”, alerta a especialista.
    Como é feito o tratamento?
    Antes de pensar em gravidez, é importante tratar a doença. “O tratamento pode ser feito com medicamentos via oral, injeção ou implantação de dispositivo intra-uterino. Nos casos avançados, o procedimento cirúrgico pode ser indicado”, esclarece a Dra.Erica.Dependendo da gravidade da endometriose para que ocorra a gravidez pode ser indicado a fertilização in vitro. 
    Sobre a especialista Dra. Erica Mantelli (CRM-SP: 124.315), ginecologista e obstetra pós–graduada em Sexologia pela Universidade de São Paulo (USP)

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia