• Click aqui

    Praia do Forte sedia Campeonato Brasileiro de Canoas Havaianas


    Com suas belezas naturais e praias de águas claras e límpidas, Cabo Frio foi escolhida para sediar o Campeonato Brasileiro de Va’a V6 de 2015, nos dias 3 e 4 de outubro, na Praia do Forte. A competição é organizada em uma parceria da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCA) e da Associação de Canoas Havaianas de Cabo Frio, e conta com o apoio da Prefeitura. A previsão é de que cerca de 60 equipes de diversos pontos do país venham a cidade para o campeonato.

    Segundo Marlon Manfred Deckert, da Associação de Canoas Havaianas de Cabo Frio, a cidade foi um dos primeiros polos do Va’a no Brasil, e com o crescimento nacional, houve sua incorporação como modalidade de canoagem esportiva pela Confederação Brasileira de Canoagem.

    - Nossa cidade tem uma das melhores raias para a prática da canoagem, tendência essa que é demonstrada pela realização dos campeonatos brasileiros de Canoa Havaiana e de Canoagem Oceânica, colocando nosso município em evidência na prática de esportes náuticos, trazendo atletas, esportistas, empresas ligadas aos esportes náuticos, turistas, divulgação das belezas de nossas praias a nível nacional, pois são atletas de quase todos os estados brasileiros - disse Marlon.
     
    As inscrições da categoria interbase devem ser realizadas diretamente para a organização do evento via e-mail paravaa@canoagem.org.br, ou pelo site da Confederação Brasileira de Canoagem – http://extranet.canoagem.org.br/ -  através do sistema de inscrições online até o dia 1º de outubro, às 23h59. A taxa de inscrição é de duas latas de leite em pó e o total arrecadado será doado para entidades sociais de Cabo Frio.

    No sábado (3/10), serão dois percursos, sendo um de 14km e outro de 6km, demarcados por boias, referências naturais e embarcações, sendo que as largadas poderão ser embarcadas dependendo das condições do mar. Já no domingo (4/10), haverá uma prova extra (desafio) que será disputada pelas quatro equipes primeiras colocadas nas categorias Open Masculino e Open Feminino nas disputas do sábado. O formato da prova será triangular com trajeto de aproximadamente 1.200 metros.

    O que são 'Va’a'?
    Canoa Havaiana é uma das muitas definições utilizadas para as canoas tradicionalmente utilizadas na região do triângulo polinésio. Também chamadas de Wa'a, Va'a, Outrigger ou Canoa Polinésia, essas embarcações foram muito importantes para o processo de colonização daquela região. A Polinésia é um conjunto de ilhas no Oceano Pacífico, entre a Austrália e os Estados Unidos, do qual fazem parte o arquipélago do Havaí e o Taiti (que por sua vez faz parte da Polinésia Francesa).

     Regulamento das provas:
    ·        Será respeitado o regulamento homologado pela FIV. O preenchimento e assinatura do termo de responsabilidade são obrigatórios.

    – Será obrigatório o uso de coletes de flutuação devidamente vestidos no corpo, sem o qual o atleta será proibido de participar da prova, bem como, caso a direção de prova ache necessário, as saias anti respingos poderão ser solicitadas como item obrigatório para a participação no evento.
    – A organização não disponibilizará canoas ou quaisquer equipamentos para o evento, ficando os mesmos a cargo de cada equipe.
     – Os atletas deverão estar presentes no evento desde o início até seu fim, pois poderão ocorrer alterações nos horários ou na ordem de largada, caso necessário.
    – Os percursos poderão ser alterados em virtude de condições climáticas ou em decorrência de fatores de segurança marítima.
    – Caso necessário, por problemas climáticos, a prova poderá ser transferida para o domingo (4/10).
    – A organização do evento recomenda que as equipes levem saias anti respingos, devido às características do local da competição. Caso seja necessário, a organização do evento determinará que o uso da saia anti respingos seja obrigatória.
    – Todas as equipes deverão estar presentes no local de largada com uma hora de antecedência
    – O atleta participante desse circuito concorda e autoriza  o uso dos diretos de imagem no evento para a transmissão da TV, produção de material fotográfico e vídeos para uso da CBCA, Abracan, BNDES, GE, dentre outros autorizados por essas instituições.
    – Os atletas somente podem remar na área demarcada para o percurso, de forma que a organização desse evento não se responsabiliza pelos atletas que remem fora do horário do dia do evento.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia