• Click aqui

    A Implosão do aqueduto da Rebeche será neste domingo, 13


    Está tudo pronto para a implosão do aqueduto da Álcalis, localizado na Estrada da Rebeche, em Arraial do Cabo, que acontece neste domingo, 13, às 9h. A ação da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Obras obedece à determinação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro visando evitar acidentes, já que a estrutura do aqueduto é antiga e oferece o risco de cair. A empresa que irá efetuar a implosão é a Dinamita Detonações e Transportes Ltda, do Espírito Santo.

    De acordo com o secretário de Obras e Urbanismo, Adiel de Almeida, durante a semana, uma equipe formada por engenheiros da prefeitura, Defesa Civil e funcionários da empresa visitou as residências que ficam nas imediações das quadras delimitadas pelas ruas da Rebeche, próximas ao posto de gasolina e do Morro Boa Vista. Foi feita uma vistoria técnica e distribuição de panfletos informativos. O aqueduto já está praticamente preparado com telas de proteção e todos os procedimentos necessários para a  implosão com total segurança.

    Para garantir que tudo ocorra como planejado, no dia anterior a implosão, sábado (12), o trânsito da Estrada da Rebeche, que liga a Praia Grande, será em meia pista das 17h às 22h. A partir das 23h o fechamento da pista no trecho entre a canoa e a curva da Rebeche será total e a normalização do trânsito está prevista para o final da tarde de domingo. A Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Guarda Municipal e uma equipe da Secretaria de Saúde acompanharão toda a ação.

    De acordo com o informativo entregue aos moradores locais, a implosão será às 9h, e pelas características do local e a distância das edificações mais próximas, será necessário efetuar a evacuação dos moradores no máximo até às 7h, que deverão ficar afastados 300 metros de distância. Todos deverão portar documentos de identificação, pois suas casas estarão sob a proteção da Polícia Militar. Após a liberação de retorno às residências, os moradores só poderão ultrapassar o bloqueio de isolamento, por volta das 10h30, mediante a devida identificação.  

    Outros procedimentos que os moradores deverão seguir no dia da implosão: manter presos os animais; fazer desligamento de gás; manter portas e janelas fechadas; não estacionar seus carros nas ruas delimitadas  como segurança máxima, entre 7h e 13h.
    O sinal convencionado para a implosão será através do acionamento de sirenes sendo o 1º toque às 8h, para o bloqueio total de transeuntes e veículos, 2º toque, às 8h30, quando a área de segurança deverá estar totalmente isolada, e o 3º e último toque, às 9h, quando acontece a implosão.

    A liberação da área será feita com um toque de sirene e comunicação via megafone, bem como através da autorização de liberação do local por parte da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, Secreetaria Municipal de Ordem Pública e dos policiais militares encarregados do isolamento.

    O aqueduto da Rebeche tem 70m de estrutura. O custo da implosão está estimado em R$ 485.000,00 (quatrocentos e oitenta e cinco mil reais). As empresas de fornecimento de água, gás e energia já foram comunicadas e vão suspender os serviços no local, na manhã deste domingo, 13. No caso da Ampla será das 4h às 14h.

    Este será o segundo aqueduto da Álcalis a ser implodido. O primeiro foi o localizado na RJ-140, na altura da Prainha, que aconteceu em 11 de agosto de 2009, às 15h. A implosão se deu, atendendo a uma ordem judicial do Ministério Público do Estado contra o DER-RJ (Departamento de Estrada e Rodagem do Estado do Rio de Janeiro), a Prefeitura Municipal de Arraial do Cabo e a Álcalis.

    Os aquedutos foram construídos há mais de quarenta anos pela Álcalis, e eram utilizados para o despejo dos resíduos de barrilha no mar. Mas, há alguns anos já não funcionavam. Devido à falta do uso, estavam em estado de deterioração, com vários pontos enferrujados. No caso da Prainha, chegaram a colocar vigas de madeira para sustentar o concreto que estava cedendo, correndo o risco de provocar acidente. A implosão aconteceu em questão de segundos, colocando 15 toneladas de concreto e ferragens no chão. 

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia