• Click aqui

    Aqueduto da Rebeche será implodido


    A ação acontece neste domingo, 30, às 9h

    O aqueduto da Álcalis, localizado na Estrada da Rebeche, em Arraial do Cabo, será implodido neste domingo, 30, às 9h.  A ação da Prefeitura Municipal obedece à determinação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, visando evitar acidentes, já que a estrutura é antiga e oferece o risco de cair. A empresa responsável pela implosão é a Dinamite Detonações, do Espírito Santo. 

    De acordo com o secretário municipal de Obras e Urbanismo, Adiel de Almeida, os moradores próximos ao local já estão sendo comunicados da implosão.  E para evitar qualquer contratempo, durante a semana uma equipe formada por engenheiros da Secretaria Municipal de Obras, Defesa Civil e funcionários da Dinamite Detonações estará visitando as residências para uma vistoria técnica e distribuição de panfletos informativos, inclusive, nos condomínios da Praia Grande.

    Para garantir a segurança de todos, no dia anterior a implosão, sábado (29), o trânsito da Estrada da Rebeche, que liga a Praia Grande, será interrompido a partir das 22h. A liberação total da via está prevista para o final da tarde de domingo. A Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Guarda Municipal e uma equipe da Secretaria de Saúde acompanharão toda a ação. Os moradores deverão deixar suas casas até meia hora antes da implosão.

    Segundo a Secretaria Municipal de Obras, uma área no raio de 200 metros será isolada para a implosão do aqueduto que tem 70m de estrutura. O custo está estimado em R$ 485.000,00 (quatrocentos e oitenta e cinco mil reais). As empresas de fornecimento de água e energia já foram comunicadas e vão suspender os serviços no local, na manhã deste domingo, 30.

    Este será o segundo aqueduto da Álcalis a ser implodido. O primeiro foi o localizado na RJ-140, na altura da Prainha, que aconteceu em 11 de agosto de 2009, às 15h. A implosão se deu, atendendo a uma ordem judicial do Ministério Público do Estado contra o DER-RJ (Departamento de Estrada e Rodagem do Estado do Rio de Janeiro), a Prefeitura Municipal de Arraial do Cabo e a Álcalis.
    Os aquedutos foram construídos há mais de quarenta anos pela Álcalis, e eram utilizados para o despejo dos resíduos de barrilha no mar. Mas, há alguns anos já não funcionavam. Devido à falta do uso, estavam em estado de deterioração, com vários pontos enferrujados. No caso da Prainha, chegaram a colocar vigas de madeira para sustentar o concreto que estava cedendo, correndo o risco de provocar acidente. A implosão aconteceu em questão de segundos, colocando 15 toneladas de concreto e ferragens no chão.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia