• Click aqui

    UPA de Cabo Frio é polo regional de vacinação contra o Vírus Sincicial Respiratório


    A unidade está disponibilizando o medicamento Palivizumabe, constituído de anticorpo monoclonal, específico para o vírus. A vacinação é feita anualmente entre os meses de abril a agosto

    A UPA do Parque Burle é um dos 26 polos no interior do estado da Secretaria Estadual de Saúde para a imunização de crianças com até dois anos de idade contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), que atinge especialmente bebês e crianças que tiveram nascimento prematuro. A unidade está disponibilizando o medicamento Palivizumabe, constituído de anticorpo monoclonal, específico para o vírus. A vacinação é feita anualmente entre os meses de abril a agosto.

    Segundo a enfermeira Barbara Lessa, responsável pela vacinação no município, o polo de Cabo Frio irá atender crianças de todos os municípios da Região dos Lagos.

    - As doses da vacina são aplicadas todas as terças-feiras, a partir das 9h, no anexo à Unidade de Pronto Atendimento – diz Bárbara.

    Cerca de 40 crianças já foram cadastradas para receber o medicamento. O cadastro deve ser feito no polo de dispensação de medicamentos do Estado, que funciona ao lado do PAM de São Cristovão. A UPA só pode vacinar crianças que tenham encaminhamento feito pela Secretaria Estadual de Saúde.

    As infecções respiratórias pelo VSR constituem uma das doenças mais frequentes e graves nos primeiros meses de vida da criança, sendo uma das causas mais importantes de mortalidade infantil em todo o mundo. O risco de desenvolvimento de doença grave pelo vírus é mais alto em crianças prematuras, com doença pulmonar crônica de prematuridade e nas cardiopatas.

    – Esse grupo torna-se mais suscetível à infecção pelo vírus por apresentar os seguintes fatores de risco: bronquíolos de menor diâmetro, sistema imunológico menos desenvolvido e recebimento de menor quantidade de anticorpos, que são provenientes da mãe e auxiliam no combate às infecções do recém-nascido – explicou a enfermeira.

    O Vírus Sincicial Respiratório (VSR) está associado aos surtos de doença respiratória aguda que surgem todo ano no inverno e no início da primavera. Ele penetra no corpo humano através das membranas dos olhos, do nariz e da boca atingindo a mucosa respiratória. Em bebês e em crianças pequenas, pode causar pneumonia, bronquiolite e bronquite. Em adultos, manifesta-se como uma gripe comum.

    São consideradas para efeito de inclusão no programa de vacinação as crianças que se enquadrem em uma das situações a seguir: menores de um ano de idade, cujo nascimento tenha se dado com idade gestacional menor ou igual a 28 semanas (nascidos prematuramente); e menores de dois anos de idade, desde que portadoras de cardiopatia congênita significativa ou de doença pulmonar crônica de prematuridade que tenham necessitado de tratamento nos 6 meses anteriores ao período de sazonalidade.

    A solicitação do Palivizumabe é feita mediante a apresentação do formulário "Laudo VSR - Vírus Sincicial Respiratório", um laudo médico descrevendo a necessidade da criança para a aplicação do Palivizumabe e receita médica em duas vias (datada de menos de 30 dias) devidamente preenchidas pelo médico. Além da documentação médica, devem ser anexadas cópias da certidão de nascimento da criança, documento de identidade do responsável legal e comprovante de residência.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia