• Click aqui

    Violência sexual é tema de Projeto em escolas de Cabo Frio




    A Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio (SEME) com o apoio da Secretaria da Criança e do Adolescente (SECCA), lança a Campanha de Atenção Permanente de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Cabo Frio, com o objetivo de orientar a população a ficar atenta e denunciar imediatamente casos de abuso e exploração sexual.
    Usando o slogan “Você tem apenas 15 segundos para transformar essa realidade”, a campanha chama atenção para o número alarmante divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU), destacando que a cada 15 segundos uma criança é vítima desse tipo de violência no mundo. Segundo dados do Disque 100 (Disque Direitos Humanos Nacional) a cada 8 minutos uma criança sofre algum tipo d e abuso sexual no Brasil.
    Visando informar melhor pais e responsáveis, a Divisão de Orientação Educacional da SEME-Cabo Frio está promovendo este ano em escolas de Educação Infantil e de Ensino Fundamental ações em conjunto com a Equipe Pedagógica das Unidades Escolares para estreitar relações com os que devem proteger os pequenos.
    E para dar o ponta pé inicial ao ciclo de ações, a Escola Municipal de Educação Infantil Lair Dias Gago promoveu nesta última quarta-feira um encontro entre comunidade escolar e o Conselheiro Tutelar Adalberto dos Santos Ricardo que trouxe uma palestra com tema “Combate à Exploração Sexual Infantil – Esclarecimento aos Pais”, para explicar aos responsáveis como proteger nossas crianças para que não venham fazer parte dessa triste estatística.
    “A SEME trouxe a proposta para nossa Escola, e a Equipe Pedagógica junto com a Diretora Andréia Gama abraçamos a ideia e fomos atrás das pessoas que poderiam nos ajudar a abordar da melhor forma este assunto que é tão delicado, e hoje esperamos esclarecer algumas dúvidas das famílias dentro dos trâmites legais, e por isso Adalberto está participando conosco”, diz a Orientadora Educacional, Roseane Marins.
    Para o Conselheiro Tutelar Adalberto “é muito importante trazer para os pais e responsáveis legais informações sobre a questão do abuso sexual infantil. Mostrar que, a partir do momento que se identifique algum tipo de alteração comportamental, os pais estejam atentos a estas questões, para as providências necessárias. É importante destacar que o Conselho Tutelar é órgão de garantia de direito da criança e do adolescente não só na questão do abuso como também em outras situações como em casos de maus tratos e abandono de incapaz. É uma grande satisfação partilhar essas informações para estejamos sempre na defesa da criança e do adolescente”.
    D. Maria Aparecida Oliveira, mãe de aluno do Pré-II, afirmou: “é muito importante essa palestra que a Escola está trazendo para os pais, nos ajudando a observar e acompanhar melhor nossos filhos”.
    A Escola não para por aí, convida a todos a participarem na próxima terça-feira dia 16 de mais um encontro como este, agora com a participação do Psicólogo Mestrando em Educação Pedro Vitor Souza Rodrigues que falará sobre O Papel da Família no Desenvolvimento da Criança.  E também no sábado dia 27 de junho estará presente a Pedagoga Mestre em Educação, Ms Mônica Neves Ramos com o tema Formação Moral e Ética da Criança. E toda equipe aguarda a presença da comunidade.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia