• Click aqui

    Secretaria de Educação de Cabo Frio dá um UP nas comemorações dos 400 anos da cidade



    A equipe de Programas Especiais do Departamento de Gestão Pedagógica da Secretaria de Educação (SEME) está criando e organizando uma série de sugestões pedagógicas para turbinar as comemorações dos 400 anos de fundação de Cabo Frio nas escolas da Rede.
    De acordo com o coordenador do projeto da SEME Cabo Frio 400 anos, professor Dr. Guilherme Guaral, já havia um grande acervo sobre a história da cidade disponível, mas precisava ser reunido para facilitar o trabalho dos profissionais de Ensino da Rede. Assim, a equipe de Projetos Especiais, com o apoio da equipe do Núcleo Tecnológico Municipal (NTM), decidiu inovar na apresentação desse material e criar algo novo, que de fato despertasse a atenção da garotada. Daí veio a ideia de elaborar um DVD para entregar nas Unidades Escolares com produção audiovisual exclusivamente para esse fim.
    – Passamos a produzir vídeos nos quais buscamos estimular os alunos e professores a se envolverem com a comemoração dos 400 anos de Cabo Frio, não só pelo viés da história cronológica, mas, principalmente, pela história pessoal de cada um, do seu bairro, de suas experiências e vivências que fazem parte dessa história coletiva. Assim, convidamos no vídeo cada um de nossos alunos e professores a compreender a sua importância e o seu papel de agentes da história, explica o professor.
    O material em breve chegará aos alunos e professores da Rede Municipal, mas a produção está tão caprichada que vem despertando a curiosidade de todos. Devido aos burburinhos de vários interessados, a equipe já estuda meios de disponibilizar os vídeos para os cidadãos e moradores de Cabo Frio.
    O vídeo Ode a Cabo Frio, que faz parte da coletânea, já foi apresentado aos diretores escolares e equipe técnica. Nele constarão ainda textos, imagens, mapas, sugestões de livros, entre outras opções didáticas. Entretanto, o que tem sido esperado com maior ansiedade nas escolas é a nova versão do Hino de Cabo Frio. Com uma batida mais moderna, despojada e uma levada bem jovial, os professores da SEME Guilherme Guaral, que é ator, autor e diretor; Márcio Augusto, coordenador de Arte e Música da Rede e guitarrista e vocalista da banda Dr. Law, e a professora Mariângela Ribeiro, do Serviço de Educação Infantil, regravaram o hino com um novo arranjo.
    Outra novidade será o Café Pedagógico – uma série organizada em formato de programa televisivo, voltado mais diretamente aos profissionais de Educação, em que serão levantados debates de ideias, práticas e ações pedagógicas no município, estado e até mesmo em âmbito nacional e além.  O intuito é contribuir para a atualização constante dos profissionais sobre assuntos da área pedagógica e também fomentar a discussão para práticas mais conscientes. A intenção é disponibilizar esse programa em um canal aberto no Youtube. Com isso, a equipe espera uma participação efetiva dos profissionais, que poderão mandar e-mails com sugestões e, até mesmo, participar da gravação de algumas edições.
    Guilherme Guaral ressalta que a comemoração é para todos, já que todos temos participação ativa ao longo desses 400 anos.  “A História da cidade está sendo construída a cada dia e cada um de nós é personagem importante nessa comemoração”.
     Tudo isso e muito mais também será disponibilizado nas escolas para os alunos através dos tabletes – uma excelente ferramenta digital distribuída pela prefeitura no início deste ano para todos os alunos do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental. Uma eficiente maneira de estimular o interesse da garotada. Aguardem!

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia