• Click aqui

    PROJETO LINHA VERDE, DO DISQUE DENÚNCIA, COMPLETA UM ANO NESTE DIA DO MEIO AMBIENTE


    Lançado há um ano, no Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06), o projeto Linha Verde, do Disque Denúncia do Rio de Janeiro já recebeu mais de 8735 denúncias de crimes ambientais ocorridos em todo o Estado do Rio entre o mês de Junho do ano passado e Junho de 2015. Esses números representam 6% de todas as denúncias que entram através da Central de Disque Denúncia, ou seja, um aumento de 2% se compararmos com todas as denúncias antes da criação do projeto Linha Verde. Somente em 2015 foram computadas mais de 4050. 

    O projeto, que é fruto de uma parceria entre o Disque Denúncia e a Secretaria de Estado do Ambiente foi criado devido à necessidade de identificar crimes que vinham sendo cometidos contra o meio ambiente e que por desconhecimento da população sobre esse assunto, não tinham um local para a destinação de denúncias. Sem essas informações, o ilícito ambiental acabava ocorrendo em uma determinada localização e as forças policiais tinham dificuldades em encontrá-lo. 

    Dentro dessas mais de 8 mil denúncias que chegaram ao Linha Verde, foi possível identificar que cerca de 40% é referente ao crime de maus tratos contra animais, onde o cachorro, cavalo e o gato são os animais que mais sofrem maus tratos. Outros crimes que tem sido denunciados com constância e que merecem destaque são: extração irregular de árvores, guarda e comércio de animais silvestres, poluição do ar, desmatamento florestal e nesse ano de 2015 foi possível identificar uma mudança no perfil das denúncias, onde o ilícito sobre captação irregular de água (poços artesianos) e comércio ilegal de água teve um crescimento considerável.

     Cabe ressaltar também que desde o dia 15 de Abril, está em vigor a campanha “Disque Balão”, que há 16 anos é lançada às vésperas do feriado de São Jorge e que, até o mês de Setembro, quem fizer denúncias sobre soltura, locais de confecção e comercialização de balões e que levem a polícia à obter êxito quanto a apreensão, podem receber recompensas que variam de R$ 300 à R$ 2 mil. A campanha iniciada há 16 anos tem surtido efeito, já que no ano passado, 74 balões foram apreendidos pelo Comando de Polícia Ambiental. Tal pratica de soltar balões vem diminuindo a cada ano.
    De acordo com o comandante André Vidal, do CPAm, a campanha lançada pelo Linha Verde é de suma importância a fim de conscientizar a população:

    A campanha Disque Balão é fundamental para desestimular esse tipo de prática criminosa, considerando que a despeito de todos os danos causados por essa prática, a legislação ambiental é muito branda e só a conscientização da população poderá minimizar estes efeitos. De uma maneira geral, as informações do Linha Verde vem contribuindo de forma muito positiva para  que o Comando de Policia Ambiental produza conhecimentos necessários e oportunos a fim de realizar operações para coibir o número de ilícitos ambientais”, explicou o comandante.

    No que se refere à distribuição territorial das denúncias, o Linha Verde também constatou que a população do município do Rio de Janeiro foi a que mais denúncias fez, com cerca de 4500 ligações; seguidos por São Gonçalo (508), Nova Iguaçu (475), Duque de Caxias (430), Niterói (258), São João de Meriti (229), Maricá (210), Magé (171), Belford Roxo (170), Petrópolis (141), dentre outros.

    Graças as informações do Linha Verde, tanto o Comando de Polícia Ambiental (CPAm), quanto a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) conseguiram resgatar de cativeiro, nesse primeiro ano do Linha Verde,cerca de 1000 pássaros silvestres, entre curiós, tizil, trinca ferros, coleiros; além de coibir diversos ilícitos entre queimadas, caça ilegal de animais, comércio ilegal e captação de água, extração irregular do solo, queimadas, maus tratos contra animais, extração irregular de árvores, guarda e comércio de animais silvestres, poluição do ar e desmatamento florestal.

    “O Comando de Policia Ambiental estimula o uso do Linha Verde para denúncias ambientais, pois a partir desta parceria é possível agilizar os procedimentos a serem adotados pela Corporação na prevenção e repressão dos crimes ambientais praticados em todo o Estado do Rio de Janeiro” explica o coronel Vidal, comandante do CPAm. 

             Por isso, é sempre bom reforçar que a população pode denunciar qualquer crime ambiental em todo o Estado através do Linha Verde, que disponibiliza o telefone 0300 253 1177 (custo de ligação local). O anonimato é garantido ao denunciante.


    LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente !!

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia