• Click aqui

    Brinquedoteca do Hospital da Criança ajuda na recuperação dos pequenos


    Espaço ajuda a minimizar os efeitos das doenças e seus tratamentos, assim como auxiliar no apoio familiar

    Quem vê Samuel, de 1 ano e 10 meses, brincando, não imagina o que o menino passou. A luta pela vida começou há 40 dias, quando ele deu entrada na UPA do Parque Burle com um quadro de pneumonia. De lá, foi transferido para o Hospital Regional de Araruama, e depois retornou para Cabo Frio, onde ficou internado por mais 14 dias no Hospital Municipal da Criança, até concluir o tratamento.

    – Estou exausta, mas muito feliz. O que esses médicos puderam fazer pelo meu filho, eles fizeram. Foram incansáveis. Só posso agradecer a toda equipe médica, aos enfermeiros, as pessoas que trabalham na administração. Desde a UPA até aqui. Graças ao tratamento que tivemos, podemos voltar para casa agora com o meu filho com saúde e feliz – disse Ronize Santos, mãe do menino.

    Esta semana, Samuel ganhou alta e voltou pra casa com a família. O caso dele é mais um com final feliz. Além do atendimento hospitalar e ambulatorial, o Hospital da Criança oferece um espaço onde a dor e o sofrimento podem ser aliviados através da atenção, carinho, diversão, distração, elevação da autoestima e esperança de voltar a sua vida normal. É a brinquedoteca, um local para brincar e conhecer outras crianças que estão hospitalizadas.

    – A criança hospitalizada tem um sofrimento físico e emocional. Aqui podemos proporcionar alegria e distração. E como em alguns casos, o paciente foi afastado de suas atividades escolares, seu aprendizado pode ser prejudicado. Na brinquedoteca, realizamos a Classe Hospitalar, em parceria com a Secretaria de Educação, para que a criança não perca o conteúdo das aulas – explica a médica Dair Mara Medeiros.

    Segundo a médica, a brinquedoteca ajuda a minimizar os efeitos das doenças e seus tratamentos, assim como auxiliar no apoio familiar. A criança que é internada deve dar continuidade ao seu desenvolvimento físico, motor e de linguagem. Atividades psicomotoras podem ser trabalhadas na brinquedoteca auxiliando no desenvolvimento das crianças.

    – O brincar pode ser considerado uma capacidade inata do ser humano, é um meio saudável de expressão e movimento, possibilita a fantasia e a expansão da imaginação. As situações problemas encontradas nos jogos servem para ajudar na forma de como a criança enfrentará problemas reais – conclui a médica.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia