• Click aqui

    Acia promove Workshop de prevenção para empresas

    Estão abertas as inscrições para o I Workshop de Conscientização e Prevenção para Empresas promovido pela Associação Comercial, Industrial e Turística de Cabo Frio (Acia) em parceria com a Presst e apoio do Ministério do Trabalho e Emprego, Inea e Previdência Social. O evento acontece no próximo dia 30, no auditório da Acia. A inscrição é gratuita e pode ser feita na Acia (Rua Bento José Ribeiro, 18, 3º andar, Centro de Cabo Frio) ou no site da empresa Presst (http://www.presst.com.br/). O evento é aberto à participação somente de empresas associadas à Acia, que deverão indicar até três participantes dentre sócios, diretores e demais profissionais registrados.
    O projeto “Conscientização e prevenção para empresas” visa a promoção e discussão das questões ambientais e de prevenção de doenças e acidentes de trabalho, com foco nas atividades e empresas da Região dos Lagos. Com base na Lei n.º 12.527 (Lei de acesso à informação), foram elencadas informações e dados estatísticos sobre notificações, autuações, embargos, interdições, crimes ambientais, acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, benefícios acidentários, afastamentos, dentre outros.
    No primeiro encontro (dia 30) serão abordados dados estatísticos e casos ocorridos. Serão debatidas também as diretrizes mínimas para a conscientização do empresário quanto às atividades de sua empresa. O projeto, em sua continuidade, visa abordar bimestralmente um tema proposto. Tais temas podem ser sugeridos pelos empresários ou de acordo com os acontecimentos atuais. Até agora já foram propostos os seguintes temas:
    1. Gestão Hospitalar (Gerenciamento de Resíduos e Segurança do Trabalho): Este tema tem como objetivo nortear ações preventivas de doenças e acidentes de trabalho, estudos de insalubridade e periculosidade e gestão de resíduos perigosos e contaminantes em laboratórios, clínicas e hospitais da região.
    2. Construção Civil (Segurança do Trabalho e Construção Sustentável): Este tema aborda as diretrizes necessárias para a consecução de uma obra sustentável e sem acidentes. Implementação do PCMAT, qualificação de trabalhadores, terceirização e descarte de resíduos são alguns dos assuntos.
    3. Postos de Combustíveis e Atividades com Produtos Químicos: Este tema visa a conscientização dos empresários quanto às atividades com produtos químicos. Periculosidade, FISPQ’s, PPRA, Licenciamento e Diagnóstico Ambiental são alguns dos assuntos abordados.
    4. Comércio em geral – requisitos mínimos de adequação: Este tema visa atender os pequenos e médios empreendedores; requisitos mínimos para o controle e monitoramento dos riscos serão debatidos. PPRA, PCMSO, Avaliação Ambiental e Ergonomia são alguns dos assuntos abordados.
    5. Hotelaria (Plano de Emergência, Mapa de Risco e ambientação): A segurança dos funcionários e do cliente são abordados neste tema. Mapa de Risco, Plano de Emergência e Evacuação, Combate a Incêndio, Comunicação e Treinamento são alguns dos assuntos dispostos.
    6. PPP, Insalubridade e Periculosidade: Tema de cunho geral. Como monitorar e controlar o ambiente insalubre. Percentual a ser pago. O que significa PPP e para que serve. Dúvidas serão esclarecidas neste encontro.
    7. Gestão Ambiental e Gerenciamento de Resíduos para empresas: Destinação final, como fazer? Como e quem deve gerar o manifesto? Coleta seletiva, legislação ambiental, impactos ambientais, sustentabilidade e gestão de resíduos serão abordados neste tema.
    Outras informações podem ser obtidas na Acia, pessoalmente ou através do telefone 2647-6333, ou na Presst através do telefone 2643-7969.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia