• Click aqui

    Fisioterapia garante melhor qualidade de vida aos idosos de Cabo Frio


    Profissionais atuam para facilitar na superação da limitação de movimentos dos idosos

    A Prefeitura de Cabo Frio tem como política pública para a população da melhor idade proporcionar um envelhecimento com qualidade de vida. O envelhecimento traz consequências como a perda de sensibilidade e do controle sobre os movimentos. Para ajudar a oferecer essa melhor qualidade de vida aos idosos do município, a Secretaria Municipal da Melhor Idade oferece os serviços profissionais da área da fisioterapia.

    A fisioterapia trabalha com doenças geradas por alterações genéticas, traumas ou enfermidades adquiridas.  Para o idoso, a atividade atua na reabilitação, na prevenção e na manutenção das funcionalidades do paciente. O fisioterapeuta utiliza técnicas de exercícios para facilitar na superação da limitação do idoso. Maria Santa Roberta está na fila de cirurgia de coluna devido um tombo que causou uma fratura na coluna.

    - Estou há um ano na fila para tentar operar no INTO ou no Hospital de Paraíba do Sul. Essa manutenção que eu faço é uma benção, se eu consigo andar e não sinto mais quase dor é por causa da fisioterapia. Antes eu vivia na emergência da UPA tomando morfina por causa das dores – explica a idosa.

    Márcia Bastida é fisioterapeuta especializada em traumas e acompanha o caso da senhora Maria Santa Roberta.

    - Infelizmente o problema dela só será resolvido com cirurgia, a fisioterapia é um paliativo. Como ela sente muita dor, eu trabalho com ultrassom. Essas técnicas que estão mantendo ela até a cirurgia ser marcada e poder liberá-la um pouco da morfina. É um tratamento caro e que deve ser feito duas vezes na semana – diz a fisioterapeuta.

    A fisioterapeuta Aline Barbosa Leone atende dona Elma Pereira da Silva, que quebrou o pé. De acordo com a especialista, a fisioterapia ortopédica é a mais indicada para a paciente.

    - Ela vem melhorando e a gente está já em fase de manutenção até chegar no resultado final. Nós temos usando a analgesia, porque ela sente muita irradiação nessa parte do pé, mas já vem apresentando melhora.

    Dona Elma conta que após um tombo em casa, chegou a ficar 45 dias em uma cadeira de rodas e que hoje sua vida é praticamente normal.

    - Estou adorando, gosto muito. Junto com o tratamento também faço outras atividades, como hidroginástica, alongamento, tratamento com psicóloga, isso é uma benção pra gente porque nós da terceira idade precisamos desce convívio e temos gratuitamente estas atividades, além de nos estimular a não ficarmos em casa parados - desabafa Elma.

    A fisioterapia para a terceira idade proporciona a melhora na capacidade de locomoção e equilíbrio, bem como a coordenação das funções, o aumento da força muscular e das funções da memória do paciente. Também garante a independência e o conforto na realização de atividades por parte dos pacientes idosos no seu dia a dia.

    A Secretaria da Melhor Idade fica à Av. Teixeira e Souza, 2.228, no Trevo de São Cristóvão. Os interessados em participar das atividades da secretaria devem ter acima de 60 anos, serem moradores de Cabo Frio e se cadastrarem no Centro Especializado da Melhor Idade, munidos de CPF, RG, comprovante de residência, fator RH e atestado de saúde.
     

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia