• Click aqui

    Saúde de Búzios promove encontro com o Poder Legislativo e o Conselho Municipal

    A Secretaria Municipal de Saúde de Búzios promoveu, na última sexta-feira, dia 28, uma reunião interna para explicar ao Conselho Municipal de Saúde e aos vereadores da Câmara Municipal como funciona o fluxo de cada setor da pasta. Ou seja, o desígnio do encontro foi expor os planos e projetos da Saúde, além de alinhar ações entre o Legislativo e Executivo.

    De acordo com a secretária, Raquel Haddad, essa é uma grande oportunidade para mostrar o  papel que a Secretaria vem desempenhando nos últimos dois anos. - Esse é um encontro inédito. É importante explicarmos como funciona cada setor e os projetos que estamos desempenhando. Além de tirarmos dúvidas e trocarmos ideias -, explicou Raquel.

    Para o prefeito, Dr. André Granado, a Saúde é um interesse de todos e é importante todos estarem unidos para que o setor dê certo.  - Precisamos dessa união para dar uma Saúde de qualidade a todos. E juntos somos mais fortes. Sabemos que podemos melhorar, mas já melhoramos e muito -, disse o prefeito.

    A reunião, que durou todo o dia, contou com diversas apresentações, onde cada coordenador pôde mostrar os projetos que vem desempenhado em seu setor de incumbência.

    Carolina Gallo Neto, Coordenadora Administrativa, foi a primeira a explicar o seu trabalho, esse que envolve toda a parte burocrática da secretaria. Logo em seguida, foi a vez da Nutricionista e Coordenadora do Núcleo de Programas de Saúde, Camila Gomes, que, por sua vez, exemplificou tudo que envolve a Atenção Básica.

    - A Atenção Básica é a principal porta de entrada do sistema de saúde do SUS em qualquer município. Nós trabalhamos, principalmente, com a prevenção de doenças. A Atenção Básica é 80% do caminho para prevenir e rastrear qualquer enfermidade. Por isso, é importante mostrarmos como cada procedimento é feito – explicou Camila.

    Policlínica Municipal, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Hospital Municipal Dr. Rodolpho Perissé, Vigilância Sanitária, Núcleo da Saúde Bucal (Odontologia) e Programa de Saúde da Família (PSF), foram alguns dos setores que também exemplificados no encontro.

    Quanto ao Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), segundo Priscila  cerca de 300 pacientes com transtornos mentais graves e dependentes químicos são atendidos no setor por mês. O Centro tem como seu principal objetivo estimular a integração social e familiar do paciente.

    Ao final das exposições, todos os representantes do Executivo e Legislativo discursaram sobre tudo que foi apresentado.

    - Parabenizo toda a equipe da Secretaria de Saúde. Construir uma equipe de Saúde com qualidade é um processo demorado, mas conseguimos. Essa foi uma ótima oportunidade de escutarmos todos os profissionais para ver o que eles estão realizando – disse o prefeito.

    Maria Augusta, representante do Conselho Municipal de Saúde, ficou maravilhada com o que foi representado.

    - Está acontecendo uma coisa inédita. Finalmente estamos conseguindo reunir as três esferas: Executivo, Legislativo e o Conselho. Eu, enquanto membro representativo do Conselho, quero fazer um agradecimento a secretária de Saúde, a Raquel Haddad, que quando entrou no cargo aceitou nosso desafio e no prazo que escabelemos cumpriu as nossas exigências. É uma gestora que sempre nos atende, pois nós é que somos a voz do povo. Agora, juntos estamos trabalhando em prol da população de Búzios -, discursou Maria Augusta.

    Ao final do encontro, os vereadores não ficaram de fora e também  fizeram o uso da palavra sobre o que lhes foi apresentado. Estiveram presentes os vereadores Lorram da Silveira, Joice Costa, Leandro Pereira, Messias Carvalho, Genilson Drumond e o presidente da Câmara Henrique Gomes.

    - Estou surpreso com todo o trabalho que a Saúde vem fazendo e parabenizo toda a equipe pela união e por cada projeto desempenhado -, finalizou o vereador Lorram da Silveira.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia