• Click aqui

    Engenharias realizam Simpósio de SMS



    Reflexão sobre segurança, meio ambiente saúde envolve vários ramos da atuação profissional

    O engenheiro Álvaro da Silva, do Grupo Libra, abriu o II Simpósio de SMS – Segurança, Meio Ambiente e Saúde -, organizado pelos cursos de Engenharias da Universidade Veiga de Almeida (UVA), em Cabo Frio, na manhã desta terça-feira, 14. A partir das 19h, a professora Ilana Pereira apresentará um estudo de caso sobre crise energética. O evento segue até sexta-feira, dia 17, com uma série de palestras e experiências compartilhadas. O Simpósio é aberto aos interessados no assunto, com duas palestras diárias, as 9h e 19h, no auditório principal.

    Para o coordenador do curso de Engenharia de Produção, professor Túlio Vagner, os avanços recentes mais significativos na área de SMS ocorreram nas questões ligadas ao meio ambiente, estimulados não apenas pelas exigências legais, mas também pela mudança cultural que a sociedade tem refletido. “Hoje, temos um consumidor mais consciente, que faz escolhas mais criteriosas. A sociedade também tem sido mais crítica em relação a postura das empresas com as questões socioambientais”, reflete, acrescentando que as empresas não querem comprometer sua imagem com negligências que podem ser evitadas. “As perdas são grandes e o resgate de uma imagem positiva é demorado e oneroso”, avalia.

    Nas áreas de segurança e saúde do trabalhador, professor Túlio lembra que a legislação é mais antiga e a fiscalização mais presente. “As empresas cumprem a lei, mais pode-se avançar muito mais, especialmente na área de construção civil”, pondera, citando que os futuros engenheiros, que estará na linha de frente de diferentes segmentos da área econômica devem estar preparados para lidar com todos os aspectos da SMS.

    Nesta quarta-feira, 15, serão abordados os seguintes temas: Sistemas de Gestão Ambiental em Organizações Empresarias, pelo professor Tulio Vagner, as 9h, e a NR 10: Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade, por um representante da Ampla. Na quinta-feira, as 9h, Leonardo Medeiros, do Crea, falará sobre questões legais e ambientais no uso de agrotóxicos. A partir das 19h, Ricardo Senra, do Consórcio Intermunicipal Lagos São João fará uma análise da Bacia Hidrográfica Lagos São João. O evento encerra na sexta, a partir das 19h, com um ping-pong sobre Normas Regulamentadoras (NR’s), conduzido pela professora Luciana Pinheiro e alunos da disciplina Engenharia do Trabalho.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia