• Click aqui

    Peixes mortos na praia preocupam moradores em São Pedro.

    Mais uma vez, a mortandade de peixes impressiona os moradores das cidades banhadas pela Lagoa de Araruama. Neste sábado (28), um morador registrou uma grande quantidade de peixes mortos na Praia Linda em São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos do Rio. As imagens mostram até espécies grandes como o robalo, que dificilmente seria descartado na pesca (assista ao vídeo).
    A equipe da Inter TV foi ao local na manhã desta segunda-feira (30) e ainda encontrou alguns animais mortos no local. De acordo com moradores da região, o problema é comum e ainda há o incômodo causado pelo mau cheiro. "A água já foi cristalina mas agora na maioria das vezes é assim: a água toda suja e nós que temos criança pequena ficamos com receio de entrar na água e pegar uma alergia ou uma bactéria", conta a moradora Cláudia Campos.
    Segundo o biólogo Eduardo Pimenta, a grande probabilidade é que o fenômeno tenha sido provocado pela liberação de esgoto na água após as chuvas. "Esse é um fenômeno mundialmente conhecido. Choveu não se trata o esgoto, o esgoto é lançado in natura e isso compromete as condições de balneabilidade e também o oxigênio dissolvido na água, levando à mortandade de peixes", explica. Planejamento e gestão são a solução para o problema, de acordo com o profissional.
    Em nota, a Prolagos informou que realiza uma vistorias diárias nos sistemas de coleta e tratamento de esgoto nas cidades que ficam nas cidades que ficam às margens da Lagoa de Araruama, em São Pedro da Aldeia, e que não foi detectada nenhuma alteração na rede coletora que pudesse aumentar a contaminação da água. De acordo com o Inea, todas as nove praias da cidade estão impróprias para banho por causa da contaminação por esgoto. O último levantamento de balneabilidade foi divulgado na última quarta-feira (25).
    Reunião sobre mortandade
    A assessoria da Prefeitura de São Pedro divulgou que o Conselho Municipal de Meio Ambiente e Saneamento da cidade terá reunião ordinária nesta terça-feira (31), às 9h30, na sede da Associação Comercial de São Pedro da Aldeia (Aciaspa). A pauta principal do encontro será a palestra da bióloga Maria Helena Baetta, que dará explicações técnicas sobre a mortandade de peixes e a coloração da Lagoa de Araruama.
    Fonte: g1.com

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia