• Click aqui

    Judô de Cabo Frio vence Torneio de Abertura da Liga Fluminense





    Projeto “Judocas de Futuro” é desenvolvido pela Liga Cabofriense de Judô, que busca parcerias para ampliar seu trabalho. No torneio, judocas cabofrienses conquistaram 26 medalhas

    No domingo (15/3), o projeto socioesportivo “Judocas de Futuro”, desenvolvido pela Liga Cabofriense de Judô (LCJ), sagrou-se campeão do Torneio de Abertura da Liga Fluminense de Judô, entidade que abrange todo o interior de estado. A competição foi realizada no ginásio do clube Tamoio, em São Gonçalo.

    Contando com 28 atletas do projeto socioesportivo, a equipe foi reforçada por 33 atletas da Liga Iguaçuana (ALIJU). Além do título do Torneio de Abertura, a equipe LCJ/ALIJU foi a vice-campeã na classificação geral por academias na etapa, com 204 pontos ganhos, quatro a menos que a academia UMBRA.

    A competição contou com a participação de 316 atletas divididos em 26 agremiações (academias, clubes, colégio, ligas, etc) de todas as regiões do Estado. O professor Bruno Rodrigues, presidente da LCJ e coordenador técnico do projeto “Judocas de Futuro”, explicou sobre a parceria.

    – A ALIJU conta com nosso grande mestre, o “shiran” Willian Muniz, faixa vermelha e branca, 7º dan da Federação de Judô do Estado do Rio, renomado e reconhecido profissional do judô em todo o Brasil, com duas participações em mundiais. O mestre William é morador do distrito de Tamoios, no bairro no bairro Beira Rio. Com esta união entre a nossa equipe e a ALIJU, que arca com as despesas junto a FJERJ, em breve teremos mais um polo do nosso projeto em Tamoios, fortalecendo a união das duas ligas – explicou Bruno.

    Os atletas do projeto socioesportivo “Judocas de Futuro” que ganharam medalhas no domingo: Roger Veríssimo, Daividson Maicon Barros, Rozineia Ferreira, Marcos Vinícios Albernaz, Miguel Evangelista, Ana Júlia Albernaz, Maria Eduarda Silva, Marcos Antônio da Silva, Breno Santos, Gabrielle Lopes, Ruan Henrique (medalhas de ouro); Roberth Sampaio, Ranielly Sampaio, Andreina Veríssimo, Henry Freitas, Amanda Lima, Nayra Albernaz (prata); Roberto Vitor Gonçalves, Arlindo Neto, Gabriel Nogueira, Guilherme Conceição, Pedro Henrique Pereira, Thiago Mercedes, Ariel Oliveira, Adilson Santana, Vitor Hugo de Almeida (bronze).

    Para a viagem a São Gonçalo, no domingo, além do apoio de alguns empresários que patrocinam o projeto, e de alguns pais de atletas, os “Judocas de Futuro” contaram com o apoio dado pelo vereador Marcello Corrêa, que viabilizou o transporte para a equipe.
     
    Projeto lança campanha “Adote um Atleta”
    Bruno Rodrigues lembra que, em cada competição, os atletas arcam com suas taxas de inscrição e registro na Federação.

    – Em média, cada atleta custa por ano, R$ 1,2 mil para disputar todos os campeonatos. Teríamos muito mais atletas em condições para participar de cada etapa, mas infelizmente, esbarramos nessa limitação financeira – conta.

    Para minimizar este problema e não ficar somente na dependência do Poder Público, o projeto “Judocas do Futuro” criou o programa “Adote um Atleta”. O proprietário de empresa ou pessoa física que estiver interessado em patrocinar um judoca deve procurar os responsáveis pela equipe nos treinamentos que acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras, das 19h30 às 22h, no ginásio da APAE, em São Cristóvão, para obter mais informações.

    O projeto socioesportivo é gratuito. Cada atleta contribui mensalmente com 2kg de alimentos não perecíveis, que são repassados à APAE de Cabo Frio, que cede o espaço para os treinamentos.

    – Mensalmente, montamos uma cesta básica para um atleta mais necessitado. Nosso projeto é aberto e abrange atletas de diferentes classes sociais, desde os mais carentes àqueles com uma condição financeira privilegiada, a partir de 4 anos de idade. Não temos limite de idade. Temos pais que começaram indo levar seus filhos e hoje treinam conosco, adolescentes e os pequenos que muito nos orgulham de ver sua evolução no meio esportivo e social – conta um orgulhoso Bruno.

    A captação de patrocínio também serve para que o projeto banque os custos operacionais, como manutenção dos tatames, água para os treinamentos, material de limpeza, etc.

    Agradecimentos
    O professor Bruno Rodrigues agradece aos pais, aos atletas e ao técnico, amigo e sócio nesta empreitada, ao sensei Jorge Jr. – mais conhecido como Jiló – e ao sensei  Leo da LIJU. Ele conta que pais de atletas que treinam em academias particulares como a Aquarium, onde o sensei Jiló dá aula – estão apoiando o projeto “Judocas do Futuro”. Alguns empresários foram além: adotaram alguns atletas, ajudando, inclusive na alimentação e nos suplementos para os atletas de alto rendimento.


    – A Camilla e o Romulo, da Lanchonete Girassol; e o Jorginho, da Q-Onda Moda Praia, são alguns que já adotaram atletas no nosso projeto. Há outros, dentre os quais, pessoas físicas, que não possuem empresas, mas que querem ajudar um atleta – conta Bruno.

    Os agradecimentos também vão para a presidente da APAE Cabo Frio, Kelly Soares, que cede o ginásio da entidade para os treinamentos; ao vereador Marcello Corrêa, que está ajudando com o transporte dos atletas do “Judocas de Futuro” para os campeonatos fora de Cabo Frio; e ao prefeito Alair Corrêa, pela confiança no trabalho que é desenvolvido.

    Campeonato Municipal de Judô
    Além de preparar as equipes para a disputa de competições fora da cidade e o desenvolvimento e a ampliação do projeto socioesportivo “Judocas de Futuro”, a Liga Cabofriense de Judô organiza competições na cidade. No dia 3 de maio, um domingo, já está marcada a segunda edição do campeonato municipal da modalidade, no ginásio Aracy Machado.

    A exemplo do que aconteceu em 2014, a competição faz alusão a um ponto turístico da cidade. No ano passado, o tema da premiação foi o Morro da Guia. Este ano, o troféu leva o nome do Forte São Mateus.

    – Contamos com a presença e apoio de todos. Venham visitar nosso projeto e nossas competição, mesmo que seja apenas para conhecer. Desde já agradecemos ao apoio – finalizou Bruno Rodrigues.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia