• Click aqui

    Inea e Prefeitura se posicionam sobre cardume morto em Cabo Frio


    05/03/2015 19h05 - Atualizado em 05/03/2015 20h08

    Inea e Prefeitura se posicionam sobre cardume morto em Cabo Frio, no RJ

    Grande quantidade de sardinhas foi encontrada no Canal.
    Equipe do Inea esteve no local na manhã desta quinta-feira.

    Do G1 Região dos Lagos
    Peixes são encontrados mortos em Cabo Frio, no RJ (Foto: Arquivo pessoal)Peixes foram encontrados na manhã desta quinta-feira (5) (Foto: Arquivo pessoal)

    Uma equipe da Superintendência do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) na região esteve vistoriando o Canal Itajuru e a Passagem, em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, na manhã desta quinta-feira (5). A medida foi tomada após a aparição de uma grande quantidade de sardinhas encontrada no local. Vale lembrar que o período de defeso terminou no início do mês, o que aumenta a suspeita de descarte dos peixes por conta da desvalorização.
    De acordo com nota enviada pelo Inea, devido ao prolongado período de estiagem, que tem provocado alterações ambientais, como elevadas temperaturas das águas e aumento da sanilização, todas as possibilidades estão sendo investigadas.
    "Durante a vistoria foi verificado que os peixes mortos eram todos de espécies sem valor comercial (sardinha maromba, laje e coió), o que também causa suspeita de descarte. O Inea vai propor uma operação conjunta com a Secretaria Municipal do Ambiente para fiscalizar e reprimir, caso seja flagrada a prática, que configura crime ambiental", diz a nota.
    A Reportagem do G1 também entrou em contato com a prefeitura para saber o que será feito em relação ao cardume. Também por nota, a Secretaria de Meio Ambiente informou que a responsabilidade de fiscalização dos peixes mortos dentro da água é do IBAMA e que a Prefeitura de Cabo Frio vai fazer a limpeza dos peixes o mais breve possível.
    Fonte : G1.com

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia