• Click aqui

    Dia Mundial de Combate à Tuberculose terá diversas atividades



    Ações educativas acontecerão nas Unidades de Saúde e no centro de Iguaba Grande


    Na próxima quarta, dia 25 de março, a Prefeitura de Iguaba Grande, através da Secretaria de Saúde, realizará atividades educativas em celebração ao Dia Internacional de Combate à Tuberculose. As ações acontecerão das 08h as 13h, na Av. Paulino Pinto Pinheiro, no centro, em frente à sede da Secretaria de Trabalho e Ação Social.
    Durante toda a manhã acontecerá entrega de panfletos e captação de pacientes através de abordagens. De segunda a sexta também acontecerão ações educativas em todas as Unidades Básicas de Saúde, do município.
    Segundo estimativas da OMS - Organização Mundial da Saúde, um terço da população mundial pode estar infectada pelo Mycobacterium tuberculosis e em risco de desenvolver a doença. O Brasil ocupa o 17º lugar entre os 22 países responsáveis por 82% do total de casos de tuberculose no mundo. Embora seja uma doença passível de ser prevenida, tratada e mesmo curada, ainda mata cerca de 4,7 mil pessoas todos os anos.

    SINAIS E SINTOMAS
    De acordo com o Ministério da Saúde, os sinais e sintomas mais frequentes são:
    - Tosse seca ou com secreção por mais de três semanas, podendo evoluir para tosse com pus ou sangue;
    - Cansaço excessivo e prostração;
    - Febre baixa geralmente no período da tarde; 
    - Suor noturno;
    - Falta de apetite;
    - Emagrecimento acentuado;
    - Rouquidão.

    PREVENÇÃO E TRATAMENTO
    A vacina BCG é obrigatória para menores de um ano, pois protege as crianças contra as formas mais graves da doença. A melhor forma de prevenir a transmissão da doença é fazer o diagnóstico precoce e iniciar o tratamento adequado o mais rápido possível. Com 15 dias após iniciado a pessoa já não transmite mais a doença. O tratamento deve ser feito por um período mínimo de 6 meses, diariamente e sem nenhuma interrupção, só terminando quando o médico confirmar a cura total do paciente.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia