• Click aqui

    Depois da Ponte - vídeo produzido por alunos de Cabo Frio faz sucesso


     Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb ficou lotado durante a exibição do curta-metragem Depois da Ponte – uma produção dos alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental da E. M. Prof.ª Catharina da Silveira Cordeiro, do bairro Monte Alegre, sobre o cotidiano da comunidade local, seu convívio com o meio social e a cultura em que eles vivem.
    O vídeo foi todo produzido pelos alunos com a orientação do parceiro cultural Ravi Arrabal, que é artista, formado em áudio visual. A escola inscreveu o projeto cultural no Programa Mais Cultura nas Escolas e conquistou verba para financiar o trabalho, com oficinas de cinema.
    Na tela, histórias com drama e humor prendiam a atenção das mais de 400 pessoas que foram conferir o resultado final de um projeto que durou aproximadamente seis meses para nascer. "Ninguém melhor para falar da realidade do bairro do que as próprias crianças que vivem lá. E é justamente entendendo essa realidade que nós podemos ajudá-los a superar as dificuldades e conquistar os espaços sociais", disse a diretora da escola, Gabriela Bicalho.
    A diretora explica ainda que o principal objetivo foi possibilitar que as crianças tivessem acesso às tecnologias através de atividades divertidas, construtivas e atraentes para eles. Um aprendizado compartilhado que contribui tanto para que a garotada entenda melhor o meio em que estão inseridos, ajudando até mesmo a escrever a história, uma vez que fazem parte dela, como também para que a equipe de profissionais possa estar mais próxima dessa realidade. Para o pequeno Pedro Gomes, de apenas 11 anos, o trabalho teve ainda um papel social fundamental para a reconstrução da imagem do bairro. "Muitas pessoas andam falando mal do nosso bairro porque é um lugar muito pobre e tem muita violência, mas a gente quer mostrar que também tem muita alegria. Por isso o nome Monte Alegre", alerta o menino.
    A exibição do filme Depois da Ponte marca o encerramento oficial do programa do Governo Federal em parceria com o Ministério da Cultura e Educação, que aconteceu no último semestre de 2014. O evento contou ainda com a apresentação de dança afro, com a professora e fundadora do grupo Griot, Márcia Fonseca, apresentação do Professor de Artes Marciais Leandro Borges, contação da história com a atriz e animadora cultural Tânia Arrabal, que contou a história “Menina Bonita do Laço de Fita”.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia