• Click aqui

    Cinema e Direitos Humanos na E. M. Profª Márcia Franciscone Pereira



    Escola Municipal cabo-friense é selecionada no Hemisfério Sul para sediar Mostra de Cinema e Direitos Humanos

    Produzida pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e realizada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) e do Ministério da Cultura (Minc), a E. M. Profª Márcia Franciscone Pereira receberá, entre os dias 25 a 27 de março, a Mostra de Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul.
    Em sua 9ª edição, este ano vem com exibição de recortes de filmes entre curtas e longas metragens, através do Projeto Democratizando.  O evento, que vem sendo realizado nas capitais e em vários países do hemisfério Sul, aumentou seu alcance no que diz respeito aos filmes.
    Após cada exibição haverá debates com participações do Grupo Cultural Cigana Luna Khali, professor Paulo Roberto Araújo, Fonoaudióloga Patrícia Riscado Werneck, sociólogo e professor do Instituto Federal Fluminense (IFF) Marcos Abraão Ribeiro e a Coordenadora do Projeto “Inventar com Diferença” da UFF, Clarissa Nancherry
    O convite para a participação da U.E é resultado do evento de 2013, 8ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, no qual a escola também foi ponto exibidor, pelo desenvolvimento do projeto de pesquisa Cinema: experimentar, conhecer, realizar, que aconteceu em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF) com apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa no Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).
    Confira toda programação e participe:
    Programa 1 (Quarta-feira 25 MAR, 10h/Quarta-feira 25 MAR, 13h)
    PELAS JANELAS, Carol Perdigão, Guilherme Farkas, Sofia Maldonado, Will Domingos,  BRASIL, 2014, 35`, LIVRE
    Ao longo de 3 meses, uma equipe formada por quatro estudantes universitários de Cinema e Audiovisual acompanhou parte dos processos e experiências do Projeto de Cinema, Educacão e Direitos Humanos “Inventar com a Diferença”, realizado em escolas espalhadas por todo o território nacional.             
    Ao final da exibição do filme, bate-papo com Clarissa Nancherry, Coordenadora Pedagógica do  Projeto Inventar com a Diferença, UFF.

    Programa 2  (Quarta-feira 25 MAR, 18h)
    RIO CIGANO, Júlia Zakia,  BRASIL, 2013, 80`, 14 ANOS
    Uma cigana atravessa mundos para salvar sua grande amiga de infância de uma condessa sanguinária.
    Ao final da exibição do filme, bate-papo com representantes do Grupo de Cultura Cigana Luna Khali, Candô de Brito que é Embaixador da Cultura Cigana em Armação de Búzios e sua filha Ingrid de Brito.                 



    Programa 3 (Quinta-feira 26 MAR, 13h30)
    A VIZINHANÇA DO TIGRE, Affonso Uchoa, BRASIL, 2014, 95`, 14 ANOS
     Juninho, Menor, Neguinho, Adilson e Eldo são jovens moradores do bairro Nacional, periferia de Contagem (MG). Divididos entre o trabalho e a diversão, o crime e a esperança, cada um deles terá de encontrar modos de superar as dificuldades e domar o tigre que carregam dentro das veias.                                     
    Ao final da exibição do filme, bate-papo com o professor Paulo Roberto Araújo.

    Programa 4  (Quinta-feira 26 MAR, 18h)
    QUE BOM TE VER VIVA, Lúcia Murat,  BRASIL, 1989, 95`, 16 ANOS
     Duas décadas depois, oito ex-presas políticas falam sobre a luta e a tortura vividas durante o regime militar brasileiro e a experiência de ter sobrevivido. Entre os depoimentos, delírios e confissões de uma personagem anônima, que reflete sobre o peso de ter sobrevivido lúcida às torturas.              
    Ao final da exibição do filme, bate-papo com o professor Paulo Roberto Araújo.

    Programa 5 (Sexta-feira 27 MAR, 7h30/Sexta-feira 27 MAR, 9h)
    SOPHIA, Kennel Rógis, BRASIL, 2013, 15`, LIVRE
    Na busca por entender melhor o universo de Sophia, Joana, mãe dedicada, passa por belíssimas experiências sensoriais.           
    Ao final da exibição do filme, bate-papo com a fonoaudióloga Patrícia Riscado Werneck.

    Programa 6  (Sexta-feira 27 MAR, 18h)
    CABRA MARCADO PRA MORRER, Eduardo Coutinho, BRASIL, 1984, 119`, 12 ANOS
     Em 1964, o CPC da UNE inicia um filme sobre a vida de João Pedro Teixeira, líder da Liga Camponesa de Sapé (PB), assassinado por latifundiários, que inclui uma reconstituição ficcional do evento político que levou a sua morte. A viúva de João Pedro, Elizabeth, e outros camponeses participam das filmagens. Mas os trabalhos são interrompidos por conta do golpe militar. 17 anos depois, Coutinho retoma o projeto e vai atrás dos personagens, encontrando Elizabeth na clandestinidade e sem contato com muitos de seus filhos.
    Ao final da exibição do filme, bate-papo com o Sociólogo e professor do Instituto Federal Fluminense (IFF) Marcos Abraão Ribeiro.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia