• Click aqui

    Walmir Porto cogita não concorrer a reeleição da ACIA.

    No próximo dia 24 de março a Associação Comercial, Industrial e Turística de Cabo Frio (Acia) vai eleger a diretoria que comandará a entidade durante o biênio 2015/2017. Embora o registro das chapas ainda não tenha acontecido, um nome já está praticamente confirmado como fora da competição: o do atual presidente Walmir Porto. Eleito presidente da entidade por aclamação em março de 2013, o empresário, que comanda empresas no ramo de construção civil, internet, escola de idiomas e estacionamento, revelou que não tem intenção de ser reeleito através de uma disputa eleitoral.
    - Na eleição de 2013, onde me elegi presidente da Acia pela primeira vez, seriam cinco chapas concorrendo. Mas numa conversa entre os candidatos houve um consenso por apresentar somente uma, tendo meu nome como presidente e do Eduardo Rosa como meu vice. Por isso a eleição foi por aclamação. Se houver esse consenso novamente, pode ser que eu pense no assunto. Caso contrário não sou candidato à reeleição. Prefiro deixar que outros candidatos tentem a eleição oxigenando a entidade – explicou.
    Embora este seja o primeiro mandato de Walmir Porto como presidente da Associação, a participação dele como diretor na entidade é antiga: começou no ano de 2005, quando foi convidado pelo empresário Adelício José dos Santos para integrar sua chapa como vice-presidente. A chapa foi eleita com 50% dos votos dos associados (biênio 2005/2006), vencendo outras duas concorrentes. De lá para cá ele participou de outras duas eleições como vice-presidente (biênios 2009/2010 e 2011/2012) tendo o empresário José Martins como presidente, o mesmo que ainda tenta, na Justiça, impugnar a eleição de 2013, tendo sido derrotado em todas as ações até hoje.
    - Até hoje não entendi o que José Martins quer com essa briga na Justiça. Ele alega que o processo eleitoral para o biênio 2013/2015 foi ilegal, mas foi ele mesmo, como presidente, quem conduziu o processo. Então, se houve qualquer ilegalidade, foi cometida por ele, e não pela chapa eleita – diz Walmir.
    Como parte da briga, José Martins se apossou da subsede da Acia, que havia sido criada por ele e por Walmir Porto, e a transformou em sede do CDL Cabo Frio. Também ficou com funcionários, equipamentos e documentos da Associação Comercial. Parte dos documentos ele devolveu à Acia por determinação judicial.
    Mesmo com todos esses problemas, cerca de 40 dias após a posse, a diretoria, presidida por Walmir Porto, se viu às voltas com mais uma Feira Forte. Favorável às novidades e sem medo de desafios, ele queria comemorar os 10 anos do evento em alto estilo, e através de sua rede de bons relacionamentos conseguiu emprestado o prédio do antigo mercado Sendas, na entrada de Cabo Frio, que apesar de grandioso e imponente, estava em situação de abandono, precisando de muitos reparos. A expectativa, devido ao novo espaço, era de receber 100 mil visitantes, mas teve 130 mil, sendo 60 mil pagantes. Foi a quebra de todos os recordes.
    Após o sucesso da Feira Forte, Walmir conseguiu reequipar a Acia (já que todos os computadores e ar condicionados foram ilegalmente levados pelo ex-presidente para a sede do CDL), colocou em dia as contas da entidade (o presidente anterior deixou várias dívidas para a instituição), e em menos de um ano de mandato voltou a oferecer vários serviços e atividades que haviam sido suspensos no mandato de José Martins: retomou o convênio com os sistemas de Consulta de Crédito (SCPC e Serasa) que haviam sido suspensos por falta de pagamento; quitou dívidas trabalhistas deixadas pelo ex-presidente; voltou a oferecer atendimento jurídico gratuito às empresas associadas; retornou o projeto “Café com Ideias”, criado em mandatos anterior; voltou a firmar parcerias com o Sebrae, Senac, Senai e Firjan para a realização de atividades e discussões importantes para os empresários (como a palestra do Café com Ideias que falou sobre os “Desafios e Oportunidades com a vinda de um novo shopping para Cabo Frio”, a palestra com a ex-jogadora de basquete Hortência Marcari, no salão nobre do Tamoyo Esporte Clube, e a discussão sobre o programa Jovem Aprendiz, entre outros); conquistou uma nova subsede para a Acia (como a sede histórica fica no terceiro andar de um prédio antigo, sem escadas, existia a necessidade de uma subsede num espaço térreo para atender pessoas idosas e com problemas de mobilidade);  firmou acordo com a Delegacia de Cabo Frio para agilizar o atendimento ao empresário vítima de assalto; investiu na reaproximação da Acia com o empresário através da reativação do site da instituição, da criação de uma fan page no Facebook  e do retorno do informativo impresso, firmou parceria com o Corpo de Bombeiros agilizando o atendimento aos empresários que precisam do laudo de aprovação da corporação para renovação, alteração ou solicitação de novo alvará de funcionamento; firmou parceria com outras entidades de classe, como a Associação de Profissionais de Contabilidade, para realização de palestras sobre assuntos fiscais, entre outras ações.
    - Foram muitos os desafios ao longo de todo o mandato como presidente da Acia. Mas conseguimos superar cada obstáculo, e colocamos em dia as contas da Acia – finalizou Walmir

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia