• Click aqui

    Índice de infestação da dengue diminui em Cabo Frio


    Agentes de endemias visitaram mais de 140 mil imóveis só em janeiro.  Número de casos da doença também vem caindo nos últimos anos

    A Prefeitura de Cabo Frio divulgou um o resultado do último levantamento do índice rápido de infestação do mosquito Aedes aegypti (LIRAa) realizado neste ano. Feito pelo Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Cabo Frio, o balanço mostrou que o Índice de Infestação Predial (IIP) no município está satisfatório, se mantendo na faixa de 0,5. De acordo com o Ministério da Saúde é considerado satisfatório o índice inferior a 1.

    Os focos são encontrados principalmente em depósitos móveis, dentro de imóveis residenciais, como vasos e pratos, frascos com plantas, bebedouros de animais, etc. Os agentes também encontraram muitos criadouros em calhas, lajes, ralos e sanitários em desuso. Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde de Cabo Frio, Edilane Medeiros, os agentes de endemias continuam fazendo o trabalho de rotina em toda a cidade e reforçam as ações principalmente nos bairros com maior número de focos.

    – Além do LIRAa, os agentes de endemias de Cabo Frio, também realizam um monitoramento paralelo em 100% dos imóveis. Este levantamento fornece dados mais fidedignos da realidade da presença do vetor em nossa cidade, que reforça nossa responsabilidade em continuar combatendo os focos e alertando a população.

    Em 2013 foram notificados 8.724 casos da doença em Cabo Frio. Em 2014 este número caiu para 267. Segundo o departamento de Vigilância em Saúde de Cabo Frio, até o momento, foram registrados cinco casos de dengue no município. Edilane Medeiros ressaltou ainda que a falta de chuva também contribuiu para reduzir esses números.

    – Os técnicos têm toda consciência que as condições meteorológicas da região este ano também ajudaram a diminuir o índice de infestação do mosquito. Esse é um trabalho contínuo, que não pode ser interrompido. Temos conseguido reduzir bem o número de casos de dengue, e queremos manter esses resultados positivos – disse.

    O LIRAa é um mapeamento rápido dos índices de infestação por Aedes aegypti. O levantamento identifica os criadouros predominantes e a situação de infestação nos municípios. Também permite o direcionamento das ações de controle para as áreas mais críticas.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia