• Click aqui

    Carnaval terá reforço no combate às DST´s, AIDS e Hepatites Virais


    Equipes atuarão nos desfiles dos blocos carnavalescos nos dias 15 e 16

    A equipe do Programa DST Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Saúde de Iguaba Grande entrará na folia durante este carnaval. A coordenação do programa com os agentes de saúde levantarão a bandeira da prevenção e do incentivo ao teste rápido nos dias 15 e 16, domingo e segunda, das 18h às 00h.
    Tendas de apoio serão montadas na Rua Pinto Paulino Pinheiro, no Centro, onde serão distribuídos preservativos, lubrificantes e folders educativos, além de tatuagens removíveis. “O carnaval é um dos períodos em que identificamos um risco maior de contaminação. Por isso, realizaremos esta ação com o objetivo de fazer com que as relações sexuais neste período sejam relações protegidas”, declarou a coordenadora do Programa, Fabiana Faria.
    Os foliões poderão também receber encaminhamento para a realização de testes rápidos de HIV e Hepatites. “As Hepatites Virais B e C também merecem nossa atenção porque podem ser transmitidas em relações desprotegidas”, reiterou Fabiana.
    A Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas na População Brasileira, divulgada no mês passado, comprovou que 94% dos brasileiros sabem que a camisinha é melhor forma de prevenção às DST´s e Aids. Mesmo assim, 45% da população sexualmente ativa do país não usou preservativo nas relações sexuais casuais nos últimos 12 meses.
    Desde os anos 80, foram notificados 757 mil casos de Aids no Brasil. A epidemia no país está estabilizada, com taxa de detecção em torno de 20,4 casos, a cada 100 mil habitantes. Isso representa cerca de 39 mil casos de Aids novos ao ano. O coeficiente de mortalidade por Aids caiu 13% nos últimos 10 anos, passando de 6,4 casos de mortes por 100 mil habitantes em 2003, para 5,7 casos em 2013.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia