• Click aqui

    Vem ai o dia 'D' de combate à Dengue e Febre Chikungunya


    Na manhã deste sábado as ações acontecerão em frente à sede da Cruz Vermelha, no Centro

    A Prefeitura de Iguaba Grande, através da Secretaria de Saúde promove neste sábado, dia 06, o Dia “D” de Combate a Dengue e a Chikungunya, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti. A equipe da Secretaria de Saúde estará de 09h às 13h em frente à sede da Cruz Vermelha na Rua Paulino Pinto Pinheiro, no centro da cidade, distribuindo panfletos, conversando com os moradores e coletando denuncias.
    O superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, Alexandre Chieppe, disse que  a população do estado enfrenta um cenário de risco em relação ao vírus da febre chikungunya.  “Essa talvez seja a nossa grande preocupação para 2015, uma vez que é uma doença transmitida pelos mosquitos que transmitem a dengue”, disse em entrevista à Agência Brasil.
    Até o momento não foi identificada transmissão da chikungunya no território do Rio de Janeiro. O vírus que provoca a febre é transmitido pela picada da fêmea de dois mosquitos, o Aedes aegypti, presente em áreas urbanas, e o Aedes albopictus, mais comum em áreas rurais. Este atua também como vetor da dengue e da febre amarela. Os sintomas surgem entre dois e 12 dias após a picada do mosquito contaminado com o vírus. O primeiro deles é uma febre repentina acima de 38,5 graus. A principal característica da doença é a forte dor nas articulações. Na fase mais aguda, durante a primeira semana, podem aparecer bolhas, descamação da pele, fadiga e, em alguns casos, conjuntivite. Os sinais e sintomas tendem a ser mais intensos em crianças com até 2 anos de idade, gestantes e idosos. Pessoas com doenças crônicas têm mais chance de desenvolver formas graves da doença.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia