• Click aqui

    Prefeitura oferece mais um ano de matrículas online para a rede municipal de ensino


    Resolução da Secretaria Municipal de Educação estabelece os critérios de renovações e matrículas novas, que serão feitas no portal da Prefeitura

    A Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio divulga a Resolução/SEME Nº5, de 05 de dezembro de 2014, em que ficam estabelecidos os critérios de renovações e matrículas novas na Rede. Pelo segundo ano consecutivo as pré-matrículas novas serão online. Já as renovações seguem critérios e cronogramas específicos, que também foram divulgados aos interessados pelos diretores escolares.

    É preciso estar atento aos prazos. Entre os dias 29 de dezembro e 07 de janeiro é o período para a efetivação de matrículas nas escolas de destino dos alunos encaminhados de outra Unidade de Ensino da Rede. Já entre os dias 29 de dezembro e 05 de fevereiro será o período em que o link para os procedimentos online estarão disponíveis no portal oficial da Prefeitura.

    Para as próximas matrículas haverá uma novidade: a primeira fase de pré-matrículas novas na internet será exclusivamente para candidatos com deficiência – uma grande conquista que garante a reserva das vagas para esse público. Antes, todos precisavam participar do processo seletivo no mesmo período. Assim, as pré-matrículas novas na internet serão realizadas em três fases, sendo que a segunda será para os candidatos em geral e a terceira para os dois públicos.

    O procedimento online é o mais eficaz e ainda garante a transparência no preenchimento das vagas disponíveis. Vale destacar ainda que as escolas municipais Arlete Rosa Castanho e Professor Renato Azevedo seguem procedimentos diferentes por exigirem triagem específica dos alunos. Assim, exclusivamente nessas unidades, as matrículas serão realizadas na própria escola, a partir do dia 12 de fevereiro de 2015.

    Para realizar a pré-matrícula online, basta seguir os passos no portal da Prefeitura www.cabofrio.rj.gov.br, por meio do link “Pré-matrícula Online” e não se esquecer de imprimir o protocolo de pré-matrícula para comprovação no ato da matrícula na escola escolhida.

    De acordo com a chefe da Divisão de Apoio ao Aluno da SEME, professora Patrícia Freitas, que é também a presidente da Comissão de Matrículas, o primeiro ano do procedimento online foi bastante aplaudido e o sucesso será ainda maior para as próximas etapas.

    – De forma rápida e fácil, os responsáveis têm a comodidade de garantir a vaga do filho de onde estiver. Conforme as vagas forem acabando nas escolas, elas serão bloqueadas automaticamente pelo Sistema. Além disso, o sistema também fará um cruzamento de dados, impedindo que um único aluno seja pré-matriculado em várias escolas para garantir vaga e escolher posteriormente, o que antes era comum e tumultuava o processo, já que uma vez que a vaga era bloqueada, impedia a oferta de vagas a outros alunos – garante a professora.
    A implementação do novo sistema foi uma conquista importante para o município de Cabo Frio e o cumprimento da primeira promessa do governo Alair Corrêa para a Educação, como lembra a secretária de Educação, professora Elenice Martins.

    – Acabar com as filas das matrículas nas portas das escolas foi o primeiro desafio que nossa equipe precisou enfrentar. Era muito triste ver famílias dormindo nos portões das escolas para garantir as vagas dos filhos. Por isso estamos muito orgulhosos pela implementação do sistema que marca uma nova fase para a Educação do município – enfatiza Elenice.

    Ainda assim, é fundamental ler atentamente a Resolução/SEME Nº05, de 5 de dezembro de 2014, que também estará disponível no portal da refeitura. Confira o cronograma geral com as orientações necessárias:

    Matrículas novas
    Datas e Procedimentos
    29/12/2014 das 9h até 6/1/2015 às 23h59min – 1ª fase de pré-matrículas novas na internet: candidatos com deficiência.

    8 a 12/1/2015 das 8h às 14h – Efetivação dos requerimentos das matrículas dos candidatos inseridos na 1ª fase, nas unidades escolares (alunos com deficiência).

    15/1 das 9h até 24/1/2015 às 23h59min – 2ª fase de pré-matrículas novas na internet: candidatos em geral.

    27 a 30/1/2015 das 8h às 14h – Efetivação dos requerimentos das matrículas dos candidatos inseridos na 2ª fase, nas unidades escolares (alunos em geral).

    4/2 às 9h até 5/2/2015 às 23h59min – 3ª fase da pré-matrícula na internet para candidatos com e sem deficiência.

    9 a 11/2/2015 das 8h às 17h – Efetivação dos requerimentos das matrículas dos candidatos inseridos na 3ª fase, nas unidades escolares.

    A partir de 12/2/2015 – Disponibilização das vagas remanescentes nas unidades escolares.

    Documentação necessária para efetivar a matrícula nas escolas:
    O requerimento deverá ser assinado pelo responsável do aluno ou pelo próprio, se maior de idade, acompanhado dos seguintes documentos: duas fotografias tamanho 3x4; fotocópia da certidão de nascimento ou casamento; fotocópia do título de eleitor, se maior de 18 anos; fotocópia da carteira de identidade, se maior de 18 anos; fotocópia de certificado de reservista, se maior de 18 anos e até 45 anos, se do sexo masculino; histórico escolar ou protocolo de transferência para alunos do Ensino Fundamental Regular e Educação de Jovens e Adultos – EJA e Ensino Médio Regular e EJA; atestado de escolaridade emitido pela unidade de origem de Educação Infantil; fotocópia da carteira de vacinação atualizada (para alunos da Educação Infantil); fotocópia do comprovante de residência; fotocópia do comprovante do tipo sanguíneo e do fator Rhesus – RH; fotocópia do comprovante da deficiência (laudo), quando for o caso.

    Informamos que para a efetivação do requerimento de matrícula o responsável deverá apresentar documento de identidade com foto.

    O aluno, se maior, ou seu responsável deverá tomar ciência do prazo de seis meses a contar da data do procedimento de matrícula para entregar o comprovante do tipo sanguíneo e do fator Rhesus – RH, conforme obrigatoriedade disposta na Lei Estadual Nº 6.683 de 15 de janeiro de 2014, caso não o apresente no ato da matrícula.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia