• Click aqui

    Outubro Rosa é comemorado na cidade


    Sede da Prefeitura recebe iluminação rosa e Secretaria da Saúde prepara programação especial para os dias 21 e 30


    A Prefeitura de Iguaba Grande, através do Departamento de Iluminação Pública, decorou sua sede com iluminação na cor rosa em comemoração ao “Outubro Rosa”, para promover a campanha de conscientização dirigida à sociedade e às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

    Também da sede da Prefeitura, no dia 21 de outubro, a Secretaria de Saúde promoverá um dia de atividades. De 08h às 15h, os profissionais de saúde realizarão coleta de preventivo e palestra sobre o câncer de mama. Um profissional mastologista também atenderá as mulheres da cidade. No dia 30, as atividades acontecerão na Unidade Básica de Saúde do bairro Vila Nova, onde os profissionais realizarão palestras sobre os cânceres de mama e colo de útero. Eles farão ainda a coleta de preventivo e atendimento às mães e crianças.

    Em 2011, mais de 13 mil mulheres morreram no Brasil em decorrência de tumores nas mamas. A doença ainda é a responsável pelo maior número de casos de câncer e de mortes no sexo feminino em todo o mundo. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) prevê 57.120 novos casos até o final de 2014, com cerca de 56 mulheres afetadas entre cada 100 mil. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as taxas de incidência ajustadas por idade nos Registros de Câncer de Base Populacional de vários continentes foram aumentadas em dez vezes nas décadas de 1960 e 1970.

    Como o surgimento do tumor é assintomático em grande parte dos casos, protocolo do Ministério da Saúde aconselha que todas as mulheres com idade entre 50 e 69 anos façam a mamografia a cada dois anos. O exame clínico, baseado na palpação dos seios, deve ser realizado anualmente. O rastreamento em mulheres com história de câncer na família – o considerado grupo de risco – é recomendado a partir dos 35 anos de idade.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia