• Click aqui

    Médica assinou receita com carimbo de outro. UPA pediu desculpas.

    No último dia 19 de setembro, uma pessoa foi até a Unidade de Pronto Atendimento de Cabo Frio buscar atendimento médico. Era uma mulher com muitas dores acompanhada de sua filha. Elas entraram no consultório médico onde receberam a atenção da Dra. Eliza Fernandes. Até aí tudo bem, mas para surpresa da acompanhante que saiu com o pedido de exame de Raio X e prescrição da medicação, foi percebido que no final dos pedidos haviam a assinatura da médica com o carimbo de outro médico. A Dra. Eliza utilizou o carimbo do Dr. Bruno de Oliveira. Ao questionar o fato, pois buscou saber como isso poderia ocorrer, criando dúvidas e deixando a paciente assustada, além de insegura, a acompanhante foi informada que a médica tinha esquecido o seu carimbo e pediu para que outro médico carimbasse a receita.
    Indignada pelo fato, foi procurar informações na Administração e encontrou a funcionária Ana Silda, de quem ouviu dizer, em alto e bom som,  que era um procedimento normal.
    “Normal? Uma médica assina uma receita com o CRM de outro médico e isso é normal aqui na UPA? E se por acaso minha mãe morrer com a medicação que foi passada, quem é o culpado o médico que assinou ou o que carimbou?  ” Indagou a acompanhante que continuou pedindo uma explicação e avisando que iria comunicar a Secretaria de Saúde, ouvindo da atendente da administração que poderia falar até com o prefeito e o  presidente da República .
    O clima ficou quente e até a polícia foi chamada para acalmar os ânimos.

    Dra. Eliza enviou uma cópia de seu registro no CRM para evitar dúvidas sobre sua formação.

    Na manhã desta sexta-feira ( 26), assim que tomei conhecimento, fui procurar informações sobre o caso. Falei pelo telefone com Dra. Ana Lia, uma das gestoras da Saúde de Cabo Frio, que estava em Niterói e me passou para a Dra. Claudia Cordeiro, Coordenadora da UPA, com quem conversei.
    “Um médico assinar uma receita, com o carimbo de outro de forma nenhuma é um procedimento normal ou corriqueiro na UPA. O caso aconteceu no final de semana e a médica Dra. Eliza, esqueceu o carimbo e não tinha como confeccionar um novo em um curto prazo de tempo. Isso foi um fato isolado que aconteceu. Essa colega, que está conosco há um certo tempo,  possui inscrição no Conselho Regional de Medicina ( foto), tem todo o contrato com a prefeitura e naquele momento ela tomou uma atitude equivocada pois solicitou os exames e usou o carimbo do Dr. Bruno . Isso realmente aconteceu, o que será feito é comunicar a colega que não pode mais acontecer e pedimos desculpas se causou algum transtorno a família .” Declarou Dra. Claudia Cordeiro.
    Segundo a administração, a Dra. Eliza poderia atender em outro setor da UPA, caso identificasse a falta do carimbo. Também será sugerido que nos fins de semana, os médicos providencie um carimbo reserva para evitar este tipo de problema, mas o conselho de medicina será consultado para verificar se é permitido esta atitude .

    Sobre o bate boca entre a atendente e a acompanhante da paciente, Dra. Claudia Cordeiro não opinou. “ Essa questão é da administração da UPA e nós respeitamos a hierarquia.” Finalizou.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia