• Click aqui

    Shopping de Cabo Frio, RJ, é multado por despejo irregular em lagoa

    A prefeitura de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, multou o Shopping Park Lagos por despejo de esgoto na Lagoa de Araruama. Uma proliferação de algas causou muito mau cheiro na altura do bairro Palmeiras. O empreendimento terá que pagar cerca de R$ 50 mil.
    De acordo com o subsecretário Jailton Nogueira, técnicos e agentes trabalham há três meses em conjunto com a prolagos para a identificação dos agentes poluentes que causam a proliferação das algas. A equipe técnica constatou falha no sistema de bombeamento do esgoto do shopping para a elevatória da concessionária de água e esgoto da região, a prolagos.
    '' O defeito na bomba do shopping ocasionou um desvio do esgoto para a lagoa, o que acarretou a proliferação de algas que são alimentadas pelo sol e se multiplicam'', explicou.
    A prefeitura já concedeu uma multa ao shopping por danos ao meio ambiente. De acordo com o subsecretário, outras multas estão sendo calculadas por técnicos do meio ambiente. O secretário lembra ainda que a prefeitura embargou a inauguração do Shopping Park Lagos por inadequação da rede de esgoto.
    Diferentemente do que vem sendo veiculado na imprensa nos últimos dias, a mancha verde identificada em parte da Lagoa de Araruama não pode ser atribuída exclusivamente ao Shopping Park Lagos. Desde sua concepção, o empreendimento adota um padrão de excelência em todos as questões relativas ao meio ambiente, tendo inclusive uma ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) própria.
    A assessoria do shoping disse que de fato foi identificado um defeito em uma das bombas da estação de tratamento, o que ocasionou um vazamento pontual na Lagoa de Araruama. O conserto dessa bomba foi imediatamente realizado, cessando o transbordo. As providências foram tomadas antes mesmo do shopping ser acionado pela Secretaria do Meio Ambiente.
    De acordo com o parecer técnico do biólogo marinho Eduardo Pimenta, a origem do problema está no sistema de tratamento de esgoto a tempo seco em Cabo Frio.
    "Como o esgoto só é tratado quando não chove, e tem chovido acima da média para o período nas últimas quatro semanas, a falta de tratamento nesse período teria contribuído com o estado de degradação hídrica da lagoa". Segundo o biólogo ainda, "o fenômeno se repete em diversos pontos da cidade como Porto do Carro, Canal do Itajuru e Perynas, o que comprovaria a impossibilidade do problema no Shopping ter causado a proliferação da quantidade de algas no ecossistema da lagoa".

    FONTE G1.COM

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia