• Click aqui

    Saúde de Cabo Frio promove ação na Praça Porto Rocha nesta sexta-feira

    Evento será desenvolvido para lembrar o Dia Mundial de Combate às Hepatites

    Na sexta-feira, dia 1º de agosto, a Prefeitura de Cabo Frio realizar uma grande ação na Praça Porto Rocha, no Centro, para lembrar o dia luta mundial de combate às hepatites, celebrado em 28 de julho.

    As ações serão desenvolvidas por equipes da Secretaria Municipal de Saúde e do Programa Municipal de DST/AIDS e Hepatites Virais. Segundo a coordenadora do Programa, Ana Paula Rangel, que também é diretora do Hospital Dia, uma equipe de profissionais do Hospital estará na praça realizando testes rápidos de Hepatites Virais, além de promover orientações sobre prevenção dessas enfermidades. Para a Ana Paula Rangel, que coordena o programa, a coleta do sangue para os testes trata-se de uma ação rápida, porém muito importante.

    – As pessoas têm uma agenda muito corrida, às vezes esquecem pequenos detalhes com relação à saúde. Por isso a equipe vai se deslocar até a praça para ficar mais próxima dos moradores, dando-lhes oportunidade de realizar testes importantes como este – afirmou a profissional de Saúde.

    Outro conselho dado pela coordenadora do Programa Municipal de DST/AIDS e Hepatites Virais é para aqueles que não puderem fazer o teste nesta sexta-feira, dia 1º de agosto.

    - Este atendimento é realizado o ano inteiro na sede do Hospital Dia, o interessado deve ir ao local com cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e documentos pessoais – frisou Ana Paula Rangel.

    Os testes são feitos em  tempo médio de 50 minutos, sendo 10 minutos para a coleta e 40 minutos para o recebimento do resultado. No Hospital Dia, estão sendo feitos testes de Hepatites B, C, Sífilis e HIV. Para o secretário de Saúde de Cabo Frio, Dr. Carlos Ernesto Dornellas, trata-se de uma ação muito positiva.

    - Todas as formas de prevenção e diagnóstico precoce são um fator benéfico na luta contra enfermidades. A população deve aproveitar ações como esta do teste rápido para acompanhar melhor a sua saúde – afirmou o secretário.

    Além dos testes rápidos, também serão distribuídas mudas de plantas, que serão doadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Os visitantes também vão conhecer projetos sociais da Secretaria Municipal de Assistência Social, que a convite da Secretaria Municipal de Saúde, irá apresentar trabalhos realizados com a comunidade através da dança e do artesanato, por meio dos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS).

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia