• Click aqui

    Homenagem pelo dia dos Bravos Heróis da Ilha do Braço Forte, em Cabo Frio.





    Dia 07 de maio é uma data importante para o Corpo de Bombeiros do estado do Rio de Janeiro. Em 1954 aconteceu uma tragédia onde 17 bombeiros morreram no combate a um  incêndio. Este dia ficou conhecido como o Dia dos Bravos Heróis da Ilha do Braço Forte.
    O Coronel Leonardo Couri realizou a formatura dos bombeiros com a leitura dos nomes dos combatentes mortos, após o  hasteamento da bandeira e formatura dos militares . Uma palavra foi dada pelo comandante incentivando o trabalho e elogiando o trabalho de todos.


    A história

    O dia 7 de maio passou a servir de referência em virtude de uma grande tragédia ocorrida no ano de 1954, quando dezessete Bombeiros perderam suas vidas em um incêndio no depósito de produtos químicos, existente à época na Ilha de Braço Forte. A ilha situa-se na Baía de Guanabara, a meio caminho da Ilha de Paquetá e, na década de 50, havia sido escolhida para abrigar o depósito, justamente por ser um local afastado da cidade.
    Após receber o aviso de incêndio, uma guarnição chefiada pelo Major Gabriel da Silva Telles embarcou na Lancha General Cunha Pires, zarpando do cais do porto em direção a ilha, alguns minutos após a meia-noite. Tão logo desembarcaram na ilha, uma grande explosão os surpreendeu provocando 17 mortes – inclusive a do Major Gabriel – e causando graves ferimentos aos demais sobreviventes.

    Os nomes dos bravos heróis também são lembrados : 
    Major Gabriel da Silva Telles, Tem Washington de Souza Lima, Sargento Edgar de Barros Lima, Sargento Manoel Antônio Peçanha, Cabo Amâncio da Silva, Cabo Antônio Pereira Brasil, Cabo Jorge dos Santos Sant´Anna, Cabo Thomaz da Silva Rufino, Cabo José Edson Vilela, Cabo Orlando Xavier Costa, Cabo Antônio Cerázio, Cabo Mozart Nery Bacellar, Cabo Julio José Martins Rosa, Cabo Manoel Gomes da Cruz e Cabo Valter Mário Cardoso.


    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia