• Cabo Frio faz caminhada de conscientização contra a exploração sexual infantil

    A Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realiza nesta terça-feira (20/5) uma grande caminhada que marcará o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado no dia 18 de maio. O evento é uma iniciativa do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), do Departamento de Proteção Social Especial. O objetivo é mobilizar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes.
     

    A mobilização marca a data, instituída pela Lei 9.970, de 17 de maio de 2000. A partir de então, a finalidade em torno deste dia, é promover a conscientização da sociedade e as autoridades sobre a gravidade da violência sexual contra crianças e adolescentes no país.
     
    A caminhada também irá chamar a atenção da população para a importância do Dique 100 ou Disque direitos Humanos. O serviço da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República é um canal de comunicação que permite a sociedade civil denunciar situações de violência contra crianças e adolescentes. O Disque 100 funciona diariamente, das 8h às 22h, inclusive nos fins de semana e feriados.
     
    O ponto de encontro da caminhada será na Orla da Praia do Forte, na altura da Avenida Nilo Peçanha, às 8h. A mobilização seguirá até a Praça Porto Rocha, no Centro, com distribuição de material informativo para a população.
     
    Dados do Disque 100

    Segundo dados da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República - SDH, desde o início do serviço, em maio de 2003, até agosto de 2011, o Disque 100 recebeu e encaminhou 195.932 denúncias de todo o país. Em 2012, foram 168.697 denúncias. Já em 2013, o número subiu para 182.880.

     Os dados do Disque 100, revelam ainda que a maioria das vítimas de violência sexual são do sexo feminino, representando 78% das ligações. As denúncias registradas no Disque 100 são examinadas e encaminhadas aos serviços de atendimento, proteção e responsabilização do Sistema de Garantia de Direitos da Infância e Adolescência presentes nos estados e nos municípios brasileiros.

     
    Os principais parceiros são os Conselhos Tutelares, o Ministério Público e os órgãos da segurança pública - Delegacias de Proteção à Criança e ao Adolescente, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal.

    Patrocinadores

    1 2 3 4 5

    Q Onda Moda Praia

    Facebook