Familiares deram entrevista ao programa Show da Manhã, com Barreto Jr. O Subsecretário respondeu por telefone.
Seu José foi transferido sem que sua família soubesse .
Aflição e desespero. Foram
os sentimentos vividos por uma família que havia deixado um parente no Hospital
Rodolfo Perissè, em Búzios.
Tudo começou após a
internação de José Rodrigues Brandão, que sofre com o mal de Alzheimer e por
algum motivo inflamatório teve febre. O
senhor idoso ficou internado por um período de 7 dias. A família fazia
rotineiramente visitas para saber o seu estado de saúde. Sua situação se agravou com um diagnóstico de Bronco
aspiração. Para susto de toda a família,
Alexandre Santos Brandão e Maria Fernanda Santos Brandão ( filho e
esposa do paciente ) foram visitá-lo e receberam a notícia de que não havia
nenhum paciente com este nome no hospital .
Parecia um episódio da série “ Além da Imaginação”. Ninguém sabia quem
era ou onde estava ao paciente que no dia anterior foi visitado pelos parentes
naquele mesmo hospital . Apenas com uma suspeita de transferência a família iniciou
uma peregrinação e conseguiu achá-lo na Clínica São Miguel, em Cabo Frio. A equipe médica conseguiu a transferência do
paciente, mas os familiares não foram informados. O pior, ninguém sabia sobre o
paradeiro do “Seu José”.
A família esteve hoje
no programa Show da Manhã, apresentado por Barreto Jr, na Rádio Cabo Frio AM, onde
a produção entrou em contato com a secretaria de saúde, cujo secretário é o
próprio prefeito André Granado. Mas quem respondeu foi o Sub Secretário
Leandro. Em entrevista declarou: “...Vendo a necessidade de transferir logo o paciente, optamos em transferir e
continuar o contato com a família. Tivemos uma dificuldade por parte da
Assistente Social em localizar a família e explicar o que tinha acontecido. Quando
a família chegou, tinha acabado de transferí-lo. Nosso objetivo principal era não
perder a vaga. Foi isso o que houve.”
“Nós deixamos 4 números
de telefone sendo de aparelhos celulares e fixos. Entretanto os números foram
anotados em um papel e não no sistema de
informática. Quando chegamos não tinham informação no guichê sobre a
transferência. Uma coisa é informar, olha ele foi transferido. Outra é receber
a informação de que não existe ninguém com este nome e não tem ninguém aqui
assim. A assistente social disse que achava que tinha sido transferido . Eu
tive que entrar na internet procurar o telefone e sair ligando para
saber se meu pai estava internado. A assistente social não apareceu em momento
algum para nos ajudar .” Afirmou Alexandre, filho do paciente.
A Clínica São Miguel,
por telefone, informou a Ràdio Cabo Frio que o paciente chegou com uma ficha
contendo nome do pai do paciente, com o nome da mãe errado e um endereço errado.
Também continha a informação de que a família estava ciente . O que foi
contestado pelos familiares .
O Subsecretário rebateu
as acusações com relação a ficha do paciente, pois para internar precisaria de
mais informações .
A família questiona o
fato de transferir o paciente e não avisar a ninguém, causando aflição e desespero
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