• Click aqui

    Sec de Saúde realiza primeira capacitação para implantação da vacina contra HPV


    Para receber a dose, as meninas precisarão apresentar autorização dos pais ou responsáveis. Pelo calendário estabelecido pelo Ministério da Saúde, a primeira dose da vacina para meninas de 11 a 13 anos, já estará disponível em março

    A Secretaria Municipal de Saúde de Cabo Frio, por meio da coordenação de imunização, realizou nesta quarta-feira, dia 15 de janeiro, a primeira capacitação para implantação da vacina contra o vírus papiloma humano (HPV) no município. Com a orientação da coordenadora de Imunização, Patrícia Freitas, a capacitação foi para as unidades básicas de saúde e contou com a presença da médica ginecologista, Gisele Vidal, e do infectologista Luiz Esquitine. A vacinação começará a ser feita em março, através do Sistema Único de Saúde (SUS), para meninas de 11 a 13 anos.

    A imunização ocorrerá de forma estendida – a segunda dose da vacina será aplicada seis meses depois da primeira; e a terceira dose, cinco anos após. A vacinação ocorrerá em unidades de saúde e em escolas públicas e privadas. Para receber a dose, as meninas precisarão apresentar autorização dos pais ou responsáveis. A partir de 2015, a vacinação também vai abranger meninas dos 9 anos até os 11 anos.

    - Começamos a capacitação hoje para as unidades básicas de saúde e já estamos providenciando material informativo. Vamos visitar escolas para conversar com pais e professores com a intenção de orientar sobre a importância da vacinação, disse Patrícia Freitas – coordenadora de Imunização da secretaria Municipal de Saúde.

    Pelo calendário estabelecido pelo Ministério da Saúde, a primeira dose da vacina para meninas de 11 a 13 anos, já estará disponível em março. Para introdução da vacina no calendário serão adquiridas 12 milhões de doses a um custo de R$ 360,7 milhões. A meta é imunizar em dois anos 80% do público-alvo, formado por 5,2 milhões de pessoas. Em Cabo Frio, segundo um levantamento realizado com base em dados do IBGE, estima-se que 5.400 meninas sejam vacinadas, mas este número pode ser maior.

    - Nós já recebemos os dados das escolas do Município e identificamos 3.600 meninas nesta faixa etária. Agora estamos aguardando os números das escolas particulares e estaduais para identificar a demanda real para a vacinação. Seis meses após a primeira dose da vacina, elas irão tomar a segunda dose. Cinco anos após o início da imunização, acontece o terceiro reforço - explica Patrícia.

    O HPV é capaz de infectar a pele ou as mucosas e possui mais de cem tipos. Desse total, pelo menos 13 têm potencial para causar câncer. A vacina que será aplicada no Brasil protege contra quatro tipos de vírus do HPV – 6, 11, 16 e 18. Dois deles, o 16 e o 18, respondem por 70% dos casos de câncer de colo de útero, segundo o Ministério da Saúde.  Em 2011, 5.160 mulheres morreram em decorrência da doença.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia