• Click aqui

    Saúde promove reunião para explicar implantação da vacina contra HPV em Cabo Frio




    Campanha foi lançada esta semana pelo Ministério da Saúde. Representantes da secretaria estiveram reunidos com diretores das escolas

    Representantes da coordenação municipal de Imunização da secretaria Municipal de Saúde de Cabo Frio, se reuniram nesta quinta-feira (30/1) no Centro de Estudos de Educação Natália Caldonazzi, para explicar aos diretores das escolas municipais como será feita a implantação da vacina contra o vírus HPV, no município. A campanha, lançada ontem pelo Ministério da Saúde, começará a ser feita em março, através do Sistema Único de Saúde (SUS), para meninas de 11 a 13 anos.

    Segundo Patrícia Freitas, coordenadora de Imunização, neste primeiro momento a vacinação não estará disponível nos postos de saúde. A primeira etapa será realizada entre os dias 10 de março e 10 de abril nas escolas com o apoio de uma equipe do Programa Saúde da Família.

    - A vacinação é nominal e estamos fazendo esse encontro com os diretores para que eles possam estar agendando reuniões nas escolas com os professores, pais de alunos e estudantes para que nossa equipe possa explicar como será feita a aplicação da vacina. Além disso, também precisamos explicar o motivo da campanha e o alto índice do câncer de colo de útero no país - explicou Patrícia.

    As reuniões nas escolas, para informar como será feita a vacinação, acontecerão em fevereiro. Para receber a primeira dose da vacina, as meninas precisarão apresentar autorização dos pais ou responsáveis. Todas as orientações serão repassadas nesses encontros.

    Os diretores também estão sendo orientados a enviar à Saúde Coletiva de Cabo Frio a listagem com nome e idade das meninas incluídas nesta faixa etária entre o período de 10 de março a 10 de abril. As informações devem ser repassadas para o e-mail superdesco@yahoo.com.

    Para introdução da vacina no calendário serão adquiridas 12 milhões de doses a um custo de R$ 360,7 milhões. A meta é imunizar em dois anos 80% do público-alvo, formado por 5,2 milhões de pessoas. Em Cabo Frio, segundo um levantamento realizado com base em dados do IBGE, estima-se que 5,4 mil meninas sejam vacinadas, mas este número pode ser maior.

    - Nós já recebemos os dados preliminares das escolas do município e identificamos 3,6 mil meninas nesta faixa etária. Agora estamos aguardando os números finalizados depois da confirmação das matrículas, além das informações das escolas particulares e estaduais para identificar a demanda real – explica.

    A imunização ocorrerá de forma estendida. Seis meses após a primeira dose da vacina, elas irão receber a segunda dose. Cinco anos após o início da imunização, acontece o terceiro reforço. A partir de 2015, a vacinação também vai abranger meninas dos 9 anos até os 11 anos.

    O HPV é capaz de infectar a pele ou as mucosas e possui mais de cem tipos. Desse total, pelo menos 13 têm potencial para causar câncer. A vacina que será aplicada no Brasil protege contra quatro tipos de vírus do HPV– 6, 11, 16 e 18. Dois deles, o 16 e o 18, respondem por 70% dos casos de câncer de colo de útero, segundo o Ministério da Saúde.  Em 2011, 5.160 mulheres morreram em decorrência da doença.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia