• Click aqui

    Prefeitura de Búzios cumpre determinação judicial na Praia de Geribá




    A Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com agentes da CICCA (Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais), órgão da Secretaria de Estado do Ambiente, e do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), realizou uma operação para ordenar a orla de Búzios, de acordo com o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado em 2008 entre a Prefeitura e o Ministério Público Federal.
    A operação vem acontecendo ao longo desta terça-feira, dia 21 de janeiro, e tem como objetivo derrubar construções irregulares que invadem a areia da praia e retirar as plantas exóticas, como é o caso da casuarina, amendoeira e yucca, planta mexicana com muitos espinhos e plantada junto aos muros para afastar os banhistas. Na parte da manhã, foram derrubadas 3 escadas que davam acesso direto à praia.
    A operação reuniu cerca de 50 homens das instituições envolvidas, três caminhões, sendo uma retroescavadeira, uma pá carregadeira e um basculante, além de um martelo perfurador, uma britadeira e um gerador de energia. Segundo o Secretário de Meio Ambiente e Vice-Prefeito de Búzios, Carlos Alberto Muniz, a Prefeitura irá realizar uma série de intervenções nas praias. Anteriormente, a Prefeitura já havia enviado notificações aos proprietários de casas, pousadas e condomínios, a fim de realizar o ordenamento da Praia de Geribá a pedido, inclusive, dos próprios moradores do bairro:
    - Temos como objetivo ordenar toda a extensão de 1,8 km da Praia de Geribá, tirando as ocupações irregulares como a exemplo da operação de hoje. A próxima etapa é realizar a recuperação ambiental da restinga, vegetação nativa da praia, que é bem mais rasteira do que a que vemos atualmente – avalia Muniz.
    O Secretário Estadual do Ambiente, Carlos Minc, compareceu à operação e anunciou investimentos em obras de esgotamento e de tratamento do esgoto na região do entorno da Lagoa de Geribá e elaboração de projeto de construção de sistema de drenagem em Cem Braças, Tucuns e Capão, que visa a evitar enchentes como as que castigaram a cidade no fim do ano passado:
    - O INEA está anunciando um investimento que já está liberado de R$ 4 milhões de reais para saneamento, com separação absoluta, não em tempo seco, no entorno da Lagoa de Geribá, evitando assim a língua negra no canto esquerdo da praia, que começará depois do carnaval.Vamos realizar ainda um projeto executivo, que vai durar cerca de cinco meses, para que um termo de referência seja construído, no que diz respeito à drenagem dos canais e a revitalização das bacias naturais de contenção de água na região de Cem Braças. Haverá, ainda, a instalação de novas bombas de alta sucção para atuar de forma preventiva em caso de chuvas fortes como a dia 18 de dezembro – finalizou Minc.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia