• Click aqui

    Ônibus do projeto “Piá Saúde” chega à Região dos Lagos





    Quem passou pelo Largo Santo Antônio, em Cabo Frio, nesta segunda-feira (dia 20), foi surpreendido com a exposição de um ônibus totalmente adaptado às necessidades dos pacientes que precisam de transporte para tratamento de saúde fora de sua cidade de origem. O veículo faz parte do projeto “Piá Saúde”, criado pelo governo federal em 2002, através da portaria 2048, que regulamenta o transporte de pacientes com pouca mobilidade, e foi trazido para Cabo Frio por intermédio do presidente da Associação Comercial de Cabo Frio, Walmir Porto, que já está se mobilizando para que Cabo Frio esteja entre as primeiras cidades do estado do Rio a levarem mais qualidade ao tratamento de saúde de diversos pacientes. O ônibus permanece no Largo Santo Antônio até às 19 horas de hoje.
    Segundo Carlos Lima, representante da empresa Comil, que criou e patenteou o veículo obedecendo tanto as normas da portaria federal quanto as regulamentações do Inmetro, o ônibus possui 18 leitos adaptadas às necessidades de pacientes que fazem desde tratamento de hemodiálise a outros serviços de saúde.
    - Essa portaria do governo federal obriga as prefeituras a se enquadrarem no sistema de regulamentação do transporte de pacientes. E o veículo não pode ser adaptado de qualquer forma: tem que obedecer a uma série de critérios estabelecidos tanto pela portaria quanto pelo Inmetro. Esse veículo, por exemplo, tem sistema de áudio e vídeo, climatização, espaços entre bancos e corredores com as medidas determinadas pelo Inmetro, assim como bancos antibacterianos entre outras adaptações que, comprovadamente, influenciam no tratamento de saúde do paciente – explicou.

    Ainda segundo Carlos, o governo federal dá incentivo, através de convênio, tanto para a aquisição do veículo quanto para sua manutenção, que segundo a portaria, é feita pelo SUS. Ainda esta semana o veículo estará em exposição nos municípios de Búzios, Araruama e Silva Jardim.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia