• Click aqui

    Prefeito André Granado recebe presidente do INEA para definir novas ações para Búzios



    Ao todo, 13 bombas de sucção trabalham para solucionar alagamento de alguns pontos na cidade


    Na manhã desta segunda-feira, dia 23 de dezembro, o Prefeito André Granado, acompanhado da presidente do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Marilene Ramos, e da equipe de técnicos da Prefeitura e do órgão estadual, realizaram um sobrevôo pelo município, a fim de registrar as áreas que ainda sofrem com alagamentos causados pela chuva da última semana, e analisar soluções definitivas para as localidades mais vulneráveis ao problema.
    A visita foi uma solicitação do Prefeito que vem trabalhando, junto com todas as secretarias, para solucionar o problema de escoamento da água em bairros como Cem Braças, Rasa e Baía Formosa. As ações, que seguem ininterruptamente, desde a quarta-feira, dia 18, com desassoreamento e drenagem dos canais, além de aberturas em pontos estratégicos da cidade, foram reforçadas com 13 bombas de sucção de grande porte (cuja capacidade de absorção varia entre 5 mil a 8,3 mil litros/minutos) nos principais pontos de alagamento. As bombas estão distribuídas em Manguinhos, Tucuns e Cem Braças, dentre outras localidades.
    “A Praça de Cem Braças é um bolsão isolado de água e, por isso, estamos reforçando com mais bombas de sucção de local. Nosso objetivo é o desassoreamento do canal naquele bairro, assim como trabalhar para melhorar a drenagem da área de alagamento da lagoa de Tucuns”, afirmou o Vice-Prefeito e Secretário de Meio Ambiente e Pesca, Carlos Alberto Muniz.  
    Segundo a Presidente do INEA, a visita ao balneário teve como meta avaliar a necessidade de novas ações para finalizar o problema de escoamento:
    “Estamos, junto com a Prefeitura, instalando bombas, abrindo valas para permitir o escoamento e estudando como fortalecer o sistema emergencial de bombeamento, implantado na cidade. Além das que já existem, vamos ter mais duas bombas que vão ter uma capacidade instalada de bombear 2 mil m³ por hora, já que agora a capacidade são de 700 m³ por hora”, afirmou ela.
    Além da participação do INEA, o Prefeito André Granado solicitou o apoio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), que vem trabalhando, desde sexta-feira, dia 20, na abertura do asfalto da rodovia da RJ 106 – bairro da Rasa - para colocação de manilhas que vão auxiliar o escoamento da água pelo canal da Marina. O trabalho de implantação das manilhas prosseguiu durante o final de semana e objetiva escoar a água acumulada para a Praia da Marina.
    Ronaldo Fenômeno doa brinquedos – Com o intuito de prestar solidariedade às vítimas da chuva da última semana, o ex-jogador e empresário Ronaldo Fenômeno esteve em Búzios, nesta segunda-feira, dia 23, para distribuir donativos e oferecer apoio à cidade. O atleta foi recebido pelo Prefeito André Granado que o conduziu à Escola Municipal José Pereira Neves Júnior, em Cem Braças, local que serviu de abrigo para as famílias prejudicadas pelo temporal.  
    Ronaldo distribuiu presentes de Natal para as crianças e conversou com a imprensa: “Eu estava no Rio e resolvi vir aqui fazer a minha parte enquanto cidadão brasileiro. É muito importante a solidariedade nestes momentos em que as pessoas ficam sem chão. O Prefeito André Granado está sempre em busca de parcerias, procurando fazer o melhor pela cidade. Agora, chegou a nossa hora de oferecer este apoio”, afirmou ele.
    O Prefeito agradeceu a visita e disse que muitas crianças terão um Natal mais feliz com esta ação:
    “Pode parecer um ato simples, mas para quem passou dificuldades e teve sua casa castigada pela chuva, um brinquedo para o filho é muito. Agradeço ao Ronaldo pela visita e pela ajuda a Búzios”, disse o Prefeito.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia