• Click aqui

    Matrículas sem filas nas escolas de Cabo Frio em 2014

    Imagem arquivo.

    Pré-matrícula online para alunos novos na rede municipal de ensino estará disponível no site da Prefeitura a partir de 9 de janeiro

    A Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio divulga a Resolução/SEME Nº9, de 10 de dezembro de 2013, em que ficam estabelecidos os critérios de matrículas novas na Rede. De forma pioneira, as pré-matrículas novas serão online. Já as renovações seguem critérios e cronogramas específicos, que também foram divulgadas na Resolução/SEME Nº6, de 07 de novembro de 2013. 

    Cabe aos municípios assegurar o Ensino Fundamental e a Educação Infantil e, como a maior parte das Unidades Escolares de Cabo Frio não oferece todas as etapas/anos de escolaridade, é necessário estabelecer critérios para assegurar a continuidade de estudos nos níveis de sua competência aos alunos já matriculados da Rede Municipal. Para isso, o cronograma com as datas previstas para matrículas nas escolas para as quais os alunos serão encaminhados já foi divulgado pelas escolas.

    Outra novidade para a Rede Municipal de Educação cabofriense é a classificação para matrículas online dos alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental da Rede para o 1º Ano do Ensino Médio. As escolas terão que alimentar o Sistema e o cálculo para encaminhamento dos alunos para o Ensino Médio será feito automaticamente. A divulgação também será feita na própria página da prefeitura na internet.

    As pré-matrículas online para alunos novos – ou seja, que ainda não são da Rede – estarão disponíveis no site da prefeitura, de 9 a 13 de janeiro de 2014, e os responsáveis pelos alunos terão de 15 até o dia 17 de janeiro, no período das 8h às 14h, para efetivar a matrícula do aluno na escola, com todos os documentos necessários em mãos. O procedimento online é o mais eficaz e ainda garante a transparência no preenchimento das vagas disponíveis.

    Vale destacar ainda que as Escolas Municipais Arlete Rosa Castanho e Professor Renato Azevedo seguem procedimentos diferentes por exigirem triagem específica dos alunos. Assim, exclusivamente nessas unidades, as matrículas serão realizadas na própria escola, a partir do dia 03 de fevereiro.


    Para realizar a pré-matrícula online, basta seguir os passos no site da prefeitura www.cabofrio.rj.gov.br, por meio do link “Pré-matrícula Online” e não se esquecer de imprimir o protocolo de pré-matrícula para comprovação no ato da matrícula na escola escolhida.

    De acordo com a chefe da Divisão de Inspeção Escolar da SEME, professora Cláudia Brito, de forma rápida e fácil, os responsáveis terão a comodidade de garantir a vaga do filho de onde estiver.

    – Conforme as vagas forem acabando nas escolas, elas serão bloqueadas automaticamente pelo Sistema. Além disso, o sistema também fará um cruzamento de dados, impedindo que um único aluno seja pré-matriculado em várias escolas para garantir vaga e escolher posteriormente. O que era um grande problema, pois desse modo o responsável fazia a matrícula em várias unidades escolares e impedia a oferta de vagas a outros alunos –  garante a professora.

    A secretária de Educação, professora Elenice Martins, fala bastante empolgada sobre essa nova fase para a Educação de Cabo Frio com a implementação do novo sistema.

    – Foi a primeira promessa de nossa equipe assim que assumimos o compromisso com a Educação e uma exigência do prefeito Alair Corrêa: acabar com as filas das matrículas nas portas das escolas. Essa era uma triste realidade que tivemos que enfrentar, mas agora isso é passado. Estamos em pleno século XXI, em um momento em que as novas tecnologias são partes essenciais em nossas escolas.  Portanto, não há mais cabimento que alguns procedimentos importantes como esses sejam feitos de forma arcaica – enfatiza.

    Ainda assim, é fundamental ler atentamente a Resolução/SEME Nº09, de 10 de dezembro de 2013, que também estará disponível no site da prefeitura.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia