• Click aqui

    Contaminação do Rio Una, em Búzios, pode ser tóxica e não esgoto.

    Foto internet 


    O Consórcio Intermunicipal Lagos São João formou uma comissão para apurar o que aconteceu no Rio Una e também na Praia da Rasa, em Armação dos Búzios, quando uma coloração atingiu o mar trazendo mal cheiro e uma aparência terrível, que acabou motivando a população a realizar uma manifestação com fechamento de ruas e estradas para chamar a atenção das autoridades .
    Esta comissão realizou uma vistoria e análise do ocorrido, verificando que houve um vazamento de uma substancia, possivelmente, tóxica. Suspeita-se que seja Vinhoto ( resíduo pastoso e malcheiroso que sobra após a destilação fracionada do caldo de cana-de-açúcar fermentado, para a obtenção do etanol. Para cada litro de álcool produzido, 12 litros de vinhoto são deixados como resíduo. Quando jogado nos rios constitui uma séria fonte de poluição ).Existe vazamento também de um tufo que está minando da terra que tem uma característica estranha. Todo este material foi coletado e levado para o laboratório de onde sairá um laudo, que será anexado a um relatório e encaminhado ao ministério público, por isto é proveniente de uma fazenda existente na área da Angelim . A Prolagos também foi vistoriada e  não foi detectado que este problema tenha origem ali . Informou Adriana Saad , Secretária de Meio Ambiente de São Pedro D`Aldeia e membro do Consórcio Intermunicipal Lagos São João.

    Adriana Saad ainda ressaltou que não se trata de esgoto, a princípio parece ser vinhoto. A análise do material vai confirmar esta informação. O laudo deve ficar pronto em 20 dias.  Caso seja comprovado uma fiscalização vai agir na Fazenda e responsabilizar os proprietários ou quem de direito com multas e ações judiciais por poluir o meio ambiente .

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia