• Click aqui

    Maurício de Sousa abre oficialmente a I Feira Literária de Búzios



    Evento cultural segue até domingo, na Praça Santos Dumont


    Realizada na Praça Santos Dumont, no Centro da cidade, a I Feira Literária de Búzios foi aberta, oficialmente, na tarde desta quinta-feira, dia 14, com a presença de um dos cartunistas mais famosos do país, o criador da Turma da Mônica e membro da Academia Paulista de Letras, Maurício de Sousa. O artista encantou um público repleto de crianças e adultos que reviveram a infância durante a palestra. A abertura contou, ainda, com a presença do Prefeito André Granado, secretários municipais e vereadores.
    “Nossa primeira feira literária está começando com o pé direito e grande repercussão entre estudantes, moradores e visitantes. É com muita felicidade que recebemos nossos participantes que vieram nos trazer conhecimento e cultura. Neste primeiro dia, é uma honra receber o idealizador da Turma da Mônica”, afirmou o Prefeito.
    Comemorando 50 anos de carreira, Maurício de Sousa tem a marca de um milhão de livros vendidos, anualmente: 
    “Termos Maurício de Sousa na abertura da nossa feira é um passo essencial na consolidação de uma cidade leitora, etapa que começa com a valorização da leitura e, principalmente, do acesso á mesma, como estamos vendo neste evento”, disse o Secretário, Cláudio Mendonça.
    O cartunista interagiu com o público e desenhou, um a um, os famosos personagens que vêm encantando gerações fãs de histórias em quadrinhos. Durante o bate-papo, Maurício de Sousa despertou a atenção das crianças, demonstrando a evolução dos desenhos ao longo da carreira e contando histórias, e explicou sua motivação na hora de criar suas histórias:
    “Quem lê vale mais, quem lê se torna uma pessoa mais preparada para a vida. Por isso, leiam o quanto puderem e deixem a imaginação fluir. O segredo do sucesso da Turma da Mônica é que todo mundo conhece alguém que lembra a Mônica, o Cebolinha, a Magali”, disse ele, complementando:
    “Estou vendo um monte de crianças aqui e já estou tendo novas idéias. É muito fácil se sentir motivado e criativo se inspirando nas crianças, pois elas são transparentes, criativas e leves. Observando uma criança no dia a dia, dá para escrever muitas histórias”, completou Maurício de Sousa. 
    A I Feira Literária segue até domingo, dia 17, com uma programação variada, que inclui contação de histórias, sarau com música, poesia e manifestações artísticas, lançamento de livros e a presença de convidados renomados. Com estandes abertos ao público, das 12h às 22h, na Praça Santos Dumont, a feira objetiva ser um marco na cultura de Búzios, resgatando programações de qualidade e reacendendo o gosto por eventos em moradores e visitantes do balneário.


    PROGRAMAÇÃO I Feira Literária de Búzios – 2013

    15 de novembro – sexta-feira

    14h  – “Puxada de Rede” (apresentação de arte local).

    14h30 - Apresentação da Banda dos alunos do Colégio Municipal Paulo Freire
    15h -   Palestra “Entre Micos e Tatus, o valor da educação ambiental”, com Arnaldo Niskier (jornalista, professor, escritor e membro da Academia Brasileira de Letras), seguida do Lançamento do livro “Histórias para Crianças” e com sessão de autógrafos.

    16h30 – Palestra “O Vento na Literatura Infantil”, com Carlos Nejar (escritor e membro da Academia Brasileira de Letras).

    18h - Palestra “O que é legal no Aprendiz Legal”, com professor Paulo Pimenta (CIEE-Rio).

    19h - Bate-papo sobre o ensino da literatura com a Escritora Eliane Ganem - Sorteio de livros. (local: Praça Santos Dumont) / (Público-alvo: professores, educadores, alunos e demais interessados).

    19h às 21h - Sarau com música, poesia e manifestações artísticas (local: Praça Santos Dumont).


    16 de novembro – sábado

    14h –  Apresentação de Jongo (apresentação de arte local).

    14h -   Apresentação sobre o “Ensino da Língua Espanhola” e lançamento de livro, com José Luis Sánchez. (local: Praça Santos Dumont).
    15h -   Palestra “Um Poema de Jorge Luis Borges" com o Secretário de Educação de Búzios, Cláudio Mendonça (local: Praça Santos Dumont).

    16h – Debate “Educação para o Trânsito” com Faruk El Khatib (programa de educação para o trânsito denominado “Se essa rua fosse minha”) e Deputado Hugo Leal (autor da Lei Seca) / (local: Praça Santos Dumont).

    17h -   Palestra e Lançamento com sessão de Autógrafos do Livro “Crack” com Rosa Amanda Strausz (local: Praça Santos Dumont).

    18h – Recital ALAB - Academia de Artes e Letras Buziana (local: Praça Santos Dumont).

    19h às 21h - Sarau com música, poesia e manifestações artísticas (local: Praça Santos Dumont).


    17 de novembro – domingo      

    11h -   Apresentação do escritor Cláudio Aragão sobre o tema "História da Seleção Brasileira em Cordel” (local: Praça Santos Dumont).

    12h -   Cerimônia Oficial de encerramento da I Feira do livro de Búzios

    13h -   Contadores de histórias

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia