• Click aqui

    Cabo Frio avança no Plano de Saneamento Básico, apontam estudos

                                                                                                                                                                                  

    O novo serviço de coleta de lixo separado por cores nos bairros, a nova rede separadora de esgoto construída a partir das reformas nas principais ruas do município, a instalação da Defesa Civil e ações da secretaria de meio ambiente reforçando a fiscalização fechando o acesso ao lixão e embargando obras que não atendem à legislação ambiental, mostram avanços significativos do município no Plano de Saneamento Básico. Os indicadores foram apresentados nesta segunda-feira, (04) durante a 1ª Audiência Pública de Saneamento Básico realizada na Universidade Veiga de Almeida. Durante mais de duas horas, técnicos da Serenco, Serviços de Engenharia Consultiva, apontaram o diagnóstico real e as projeções para o crescimento da cidade e região. Participaram do evento, representantes do INEA, Secretaria Estadual de Ambiente, representantes das concessionárias de serviços públicos e diretores da ASAERLA. Os secretários de Planejamento, Robson Pereira de Souza, de Regularização Fundiária, Brasilmar Santana, Obras, Paulo Castro e superintendente da Defesa Civil Municipal, Marcio Soren também participaram da audiência.
    Para a Secretaria de Meio Ambiente de Cabo Frio, Vanessa Lima, os estudos mostram que o município está no caminho certo da legislação e progrediu muito na implantação das ações imediatas que estão em andamento na prefeitura.
    -Temos tudo mapeado e com isso fica mais fácil de organizar o trabalho. Com o diagnóstico, sabemos quais as metas para o futuro e que envolve outras secretarias como a do Planejamento-, disse Vanessa que comandou a mesa organizadora.
    De acordo com a secretaria de ambiente, todo o diagnóstico está pronto e segue para a Câmara de Vereadores para ser analisado e aprovado. Os trabalhos e metas podem começar já em janeiro de 2014 atendendo o que determina o Governo Federal que instituiu a Universalização do Saneamento Básico, Lei Nº 11.445, 2007.
    Vanessa Lima adiantou ainda que a Secretaria de Ambiente vai implantar junto com outras secretarias a parte de educação ambiental que inclui treinamento de catadores, e programas de reciclagem para resíduos da construção civil.
    -As sobras da construção civil podem ser recicladas e bem aproveitadas, para isso temos empresas interessadas e estamos analisando propostas-, disse.  
    O superintendente de Políticas de Saneamento da Secretaria de Ambiente do Estado, Victor Zveibil elogiou algumas ações da prefeitura de Cabo Frio no recolhimento de lixo e de recolhimento de resíduos sólidos.
    -Cabo Frio está adiantado nesse aspecto – disse.
    Para o Gerente Regional do INEA, Túlio Wagner Vicente, Cabo Frio atingiu um ponto significativo de entendimento com metas claras para melhorias da utilização de água, captação de esgoto e defesa do meio ambiente.
    -Temos todos os elementos seja de esgotamento, de água, de drenagem. A partir de agora já temos um documento consolidado e estratégias definidas para conseguir recursos e ações em nível municipal estadual e federal para contribuir com a melhoria ambiental da nossa região-, disse Túlio.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Arraial do Cabo tá mudando pra melhor

    Q Onda Moda Praia